.

.

Secretário avalia preparação do Estado para a Copa

24/10/2013

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
O secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, não vê problemas no horizonte da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul. “O estádio está com 87% de conclusão, com o cronograma dentro da previsão, assim como as obras de mobilidade no entorno. O aeroporto deverá ter até dezembro o equipamento antineblina”, destaca.

O secretário não vê grandes obstáculos para a preparação do Estado. Segundo ele, basta que os cronogramas sigam sendo cumpridos em seu atual ritmo e ainda há uma folga de tempo no Rio Grande do Sul. “Não há preocupação nenhuma. Pode não ficar tudo pronto até dezembro como é a data estipulada, mas depois ainda há vários meses até a Copa”.

Para Kalil, o Mundial de Masters de Atletismo, que começou no dia 16 e acaba em 27 de outubro, tem mostrado a boa capacidade de Porto Alegre de receber turistas e atletas, transcorrendo dentro da normalidade. “O Mundial de Masters conta com 4.135 atletas de 82 países. Estamos fazendo todos os testes. Lançamos um novo aplicativo de segurança pública, com atualização minuto a minuto. Há integração na área da saúde. Já a central de comando da segurança pública está quase pronta”.

No interior, o secretário aponta que 14 seleções já vieram visitar as cidades gaúchas (o Rio Grande do Sul tem onze municípios como centros de treinamentos credenciados pela FIFA) e por isto confia que seleções possam escolher o Estado. “E devem chegar nesta semana Chile e Costa Rica. Na semana que vem, o Equador. Ao todo, já serão 17 seleções visitando o Rio Grande do Sul”.

Sehbe também destaca o fato de o Parque deAparados da Serra ser um dos parques oficiais da Copa. “Temos também roteiros românticos, roteiros de aventura. Vários tipos de opções”.

O secretário crê que o maior legado que está colocado até aqui é “imaterial”. “É o contato com outros idiomas, outras culturas. A qualificação de profissionais para receber os turistas. Um segundo legado são as obras de mobilidade urbana, de infraestrutura, como a subestação de energia da CEEE, que vai abastecer a região do Estádio Beira-Rio”.

Melhorias no Salgado Filho devem se dar até o final do ano

Ainda na área de infraestrutura, o segundo veículo aeromóvel chegou a Porto Alegre neste mês e já foi instalado. A linha de aeromóvel já está operando experimentalmente com capacidade para 150 passageiros, em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Mais de 57 mil pessoas já foram transportadas em mais de 3 mil viagens de aeromovel. O equipamento facilita a ligação entre o aeroporto e a estação do Trensurb.

Já a instalação de um equipamento que irá permitir o funcionamento do Aeroporto Salgado Filho sob neblina deve ter conclusão até o final de novembro, devido às chuvas no mês de agosto. De qualquer modo, sua instalação já tem 95% de conclusão. A obra avança em ritmo pouco acelerado porque só pode ser feita quando o aeroporto não está em funcionamento, o que ocorre de madrugada.

Outra obra importante na entrada da cidade, a que liga o Vale dos Sinos a Porto Alegre, desafogando a problemática BR-116, está avançando. O lote 3, que inclui uma ponte estaiada sobre o Rio Gravataí e faz a ligação entre a rodovia com BR-290 (freeway) e a Arena do Grêmio, já está quase concluído. A rodovia deve ser liberada para tráfego no final do ano.

Fonte: Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...