.

.

Seleções se preparam para Eliminatórias da Copa de 2018



10/03/2015

A Copa de 2014 nem bem esfriou e algumas seleções, agora em 2015, se preparam para o início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia.

Apesar do sorteio oficial estar marcado apenas para 25 de julho em São Petersburgo, as primeiras fases eliminatórias de alguns continentes ocorrem antes, dispensando as seleções mais fracas já do sorteio. A disputa começa nesta quinta-feira, dia 12, com os primeiros jogos da AFC.

São seis continentes, 31 vagas e 208 seleções na disputa. O continente asiático é o primeiro a receber jogos da fase preliminar. Ainda em março, a Concacaf abre sua eliminatória também com jogos em mata-mata. A distribuição das vagas por continente é a mesma da última Copa:

UEFA (Europa) – 13 vagas + Rússia (país sede)
CAF (África) – 5 vagas
CONMEBOL (América do Sul) – 4 vagas + repescagem continental
AFC (Ásia) – 4 vagas + repescagem continental
CONCACAF (América do Norte) – 3 vagas + repescagem continental
OFC (Oceania) – vaga na repescagem continental

Os confrontos da repescagem continental serão sorteados no dia 25 de julho.

ÁSIA (AFC)


Seleção da Índia é a principal da primeira fase. O futebol local cresceu após a última Super Liga.

PRIMEIRA FASE: São 12 seleções disputando jogos em mata-mata. Os seis vencedores se classificam para a segunda fase.

Jogos de Ida (12/03/2015)
Iêmen x Paquistão
Timor-Leste x Mongólia
Camboja x Macau
Sri Lanka x Butão
China Taipé x Brunei
Índia x Nepal

SEGUNDA FASE: Nessa fase, 40 seleções serão divididas em oito grupos, sorteados em 11 de abril. Passam para a terceira fase os oito campeões + 4 melhores segundos colocados.

Equipes da segunda fase: Afeganistão, Arábia Saudita, Austrália, Bahrein, Bangladesh, Catar, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Guam, Hong Kong, Indonésia, Irã, Iraque, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Malásia, Maldivas, Myanmar, Omã, Palestina, Quirguistão, Singapura, Síria, Tadjiquistão, Tailândia, Turcomenistão, Uzbequistão, Vietnã + 6 vencedores da primeira fase.

TERCEIRA FASE: As 12 seleções classificadas serão divididas em dois grupos. Após jogos de ida e volta, os dois melhores de cada grupo vão pra Copa. Os dois terceiros disputam um playoff e o vencedor joga a repescagem continental.

AMÉRICA DO NORTE (Concacaf)


Aos gritos de “Sí se puede”, seleção cubana enfrenta o Panamá. Equipe estreia na segunda fase.

PRIMEIRA FASE: São 14 seleções disputando jogos em mata-mata. Os sete vencedores se classificam para a segunda fase.

Jogos de Ida (22/03/2015 a 27/03/2015)
Barbados x Ilhas Virgens Americanas
Nicarágua x Anguilla
São Cristóvão e Névis x Ilhas Turcos e Caicos
Bahamas x Bermudas
Belize x Ilhas Cayman
Ilhas Virgens Britânicas x Dominica
Curaçao x Montserrat

SEGUNDA FASE: São 20 seleções (7 vindas da primeira fase) disputando jogos em mata-mata. Os dez vencedores se classificam para a terceira fase.

Jogos de Ida (08/06/2015)
São Vicente e Granadinas x Guiana
Antígua e Barbuda x Santa Lúcia
Porto Rico x Granada
Canadá x Ilhas Virgens Britânicas ou Dominica
República Dominicana x Belize ou Ilhas Cayman
Guatemala x Bahamas ou Bermudas
Aruba x Barbados ou Ilhas Virgens Americanas
São Cristóvão e Névis ou Ilhas Turcos e Caicos x El Salvador
Curaçao ou Montserrat x Cuba
Nicarágua ou Anguilla x Suriname

TERCEIRA FASE: São 12 seleções (10 vindas da segunda fase + Jamaica e Haiti) disputando jogos em mata-mata. Os seis vencedores se classificam para a quarta fase, que será disputada em grupos.

QUARTA FASE: São 12 seleções (6 vindas da terceira fase + Costa Rica, México, Estados Unidos, Honduras, Panamá e Trinidad e Tobago) divididas em três grupos com quatro seleções. Após jogos de ida e volta, os dois melhores de cada chave vão ao hexagonal final.

QUINTA FASE: Hexagonal final com jogos de ida e volta. Os três primeiros se classificam para a Copa do Mundo. O quarto colocado joga a repescagem continental.

OCEANIA (OFC)


Participante da primeira fase, seleção de Tonga já levou 22×0 da Austrália em 2001.

PRIMEIRA FASE: Tem início em agosto com um quadrangular envolvendo Ilhas Cook, Samoa, Samoa Americana e Tonga. Após jogos de ida em campo neutro, o campeão avança.

SEGUNDA FASE: Serão dois grupos com quatro seleções e após jogos de ida e volta os dois melhores avançam para a fase final.

Equipes da segunda fase: Fiji, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Taiti, Vanuatu + vencedor da primeira fase.

TERCEIRA FASE: Quadrangular final com jogos de ida e volta. O campeão joga a repescagem e o continente segue sem uma vaga direta na Copa do Mundo.

AMÉRICA DO SUL (Conmebol)


Piores seleções do continente, Bolívia e Peru sempre protagonizaram o jogo de eliminados na última rodada. Sorteio mudará isso.

PRIMEIRA FASE: A fase única começa em outubro no mesmo formato dos últimos anos: ida e volta com os quatro melhores se classificando direto para a Copa. O quinto joga a repescagem continental. A principal novidade é o sorteio de uma nova tabela no dia 25 de julho. Ao contrário das últimas eliminatórias, o Brasil não começa enfrentando Colômbia e Equador.

Equipes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

ÁFRICA (CAF)

 Moçambique tem uma das torcidas mais fanáticas do continente.

Foto: REUTERS/Grant Lee Nevenburg

O formato ainda não foi definido por completo. A CAF definiu que serão três fases de mata-mata até que sobrem apenas 20 seleções. Elas serão divididas em cinco grupos e os campeões se classificam para a Copa. O sorteio das fases eliminatórias será em 25 de julho.

Equipes: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Comores, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritréia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Marrocos, Maurício, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Somália, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

EUROPA (UEFA)



Seleção de Andorra, hoje a pior da Europa, em jogo contra o País de Gales, de Gareth Bale.

O sistema de disputa ainda não foi confirmado, mas deve seguir o padrão da última Eliminatória: nove grupos com os campeões avançando e os melhores segundos disputando playoffs pelas vagas finais. São treze no total, além do país sede já garantido. A seleção de Gibraltar ainda tenta um aval da FIFA para jogar. Hoje a equipe é filiada apenas à UEFA.

Equipes: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Belarus, Bélgica, Bósnia, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Ilhas Faroe, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Islândia, Israel, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Montenegro, Noruega, País de Gales, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...