31/05/2022
Na quarta-feira (25), a Comissão dos Festejos Farroupilhas 2022 divulgou a identidade visual das comemorações deste ano, que têm como tema ‘Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras’. A apresentação aconteceu na sala 2 do Centro de Convenções Sérgio Napp, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac).
A arte foi produzida pelo artista plástico Mauro Vila Real, que buscou como referência o toque das mãos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho. “A ideia foi representar em uma imagem a possibilidade de reaproximação. Fala não só sobre o momento do povo gaúcho, mas também de toda a humanidade.”
O evento de apresentação foi conduzido pela presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2022, a secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, e contou com a presença de Mauro Vila Real e dos demais componentes da Comissão, composta por 18 entidades do Rio Grande do Sul.
“A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos representa também união. O aperto de mãos, tão representativo para todos nós, simboliza o resgate daquilo que mais almejamos ultimamente: o contato físico com as pessoas. A representação das mãos também nos fala da importância da inclusão e do respeito à diversidade, pautas essenciais na construção de um mundo melhor”, destaca a presidente dos Festejos Farroupilhas 2022, Gabriella Meindrad.
O artista
Nascido em Frederico Westphalen, Mauro Vila Real tem em seu currículo trabalhos para editoras como Marvel e DC Comics. Seus desenhos também podem ser vistos em capas de álbuns musicais, pôsteres, sites, quadrinhos, jornais, livro infantis e infantojuvenis. Participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal e Salon International D´Art Contemporain no Carrousel Du Louvre, em Paris. Além disso, se destaca por realizar pinturas ao vivo em ocasiões comemorativas e shows musicais tendo trabalhado com músicos como Nando Reis, Tiago Iorc, Humberto Gessinger, Michel Teló e outros, e com quadros espalhados por diversos lugares do mundo e em casas de celebridades, entre elas da ex-primeira dama americana, Michelle Obama. Entre as técnicas utilizadas pelo ilustrador se destacam a acrílica, aquarela, guache e carvão.
Festejos Farroupilhas
No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, em 2020, o então governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial, coordenada pela Sedac e integrada por mais 14 entidades – número ampliado para 18 entidades parceiras em 2022. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, que culminaram com os Festejos Farroupilhas.
Os Festejos Farroupilhas 2022 terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento e distribuição da Chama Crioula, no município de Canguçu, e se estenderão até 20 de setembro.
Em abril, a Comissão anunciou o patrono das comemorações deste ano, o músico Adair de Freitas. Natural de São Gabriel, Adair é cantor, compositor, gaiteiro e violinista. Com mais de 50 anos de carreira, é autor de músicas que se tornaram clássicos do cancioneiro regional, como De Já Hoje, Meu Canto, Mocito, Previsão, Changueiro de Vida e Lida, Vento Xucro e, mais recentemente, Romance de um peão porteiro - com a qual foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa, entre outros festivais. Tem 14 discos gravados, 1 DVD e cerca de 300 músicas em festivais, somando mais de 500 músicas desde o início de sua carreira.
Fonte: Portal das Missões
Nenhum comentário:
Postar um comentário