.

.

'NUM SÓ LUGAR' É A CANÇÃO VENCEDORA DOS FESTEJOS FARROUPILHAS 2022


26/05/2022 

Por Silvia Martins | Ascom Sedac

A Comisão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 divulga a escolha da canção oficial, vencedora dos Festejos Farroupilhas deste ano.

A canção tema vencedora, dentre outras nove músicas inscritas, é 'Num só lugar', de autoria dos músicos Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista), ambos integrantes do grupo Alma Gaudéria. A música cumpriu com todos os requisitos propostos no edital e foi escolhida por uma comissão avaliadora, composta pelos membros da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2022. 

O Grupo Alma Gaudéria surgiu em 2007 em Porto alegre e, desde então, já lançou sete (7) Cd’s, 2 coletâneas e realizou mais de mil shows/bailes por diferentes estados, tais como SC, PR, SP, DF e GO, levando a autêntica música do Rio Grande do Sul para o Brasil.

Em 2017, com o CD ‘Louco por Fandango’, o Grupo se firmou como um dos principais nomes da música gaúcha, sendo eleito o Melhor Grupo de Baile daquele ano, com o Troféu Vitor Mateus Teixeira”, concedido pela Assembleia Legislativa do RS.

De acordo com o vocalista Fernando Espindola, “ o Rio Grande do Sul é um estado multicultural, composto por muitas etnias, e foi dentro dessa perspectiva que construímos a nossa canção, demonstrando que o mundo inteiro pode estar num só lugar", explicou.

Para o acordeonista Thomas Facco "este é um momento de muita honra e de enorme alegria para nós, uma vez que a nossa música vai representar o tema dos Festejos Farroupilhas. Sabemos da qualidade das outras músicas participantes e nós conseguimos ser contemplados com a nossa canção. Isso é um presente para nós", destacou.“Parabenizo os compositores Fernando e Thomas e, em nome deles, o Grupo Alma Gaudéria, pela canção vencedora. ‘Num só lugar’ sintetiza, em uma belíssima música, a pluralidade das etnias que compõem o Rio Grande, bem como a riqueza, a diversidade e a importância cultural dos povos originários na formação do gaúcho e a contribuição trazida pelos imigrantes", destaca a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2022 e secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

Grupo Alma Gaudéria (Foto: Vini Martins e Marcelo Farinha)

Puderam participar compositores de todo o Brasil e as canções deveriam ter como tema principal ‘Etnias do Gaúcho – Rio Grande, Terra de Muitas Terras’. A temática desenvolvida deveria abordar a diversidade das etnias que compõem o gaúcho rio-grandense.

Vale lembrar que não haverá premiação em dinheiro para a música escolhida, cujo regramento dos direitos autorais consta na declaração do formulário de inscrição.

Confira a letra da música 'Num só lugar'

É fácil amar o Rio Grande

E desta terra se orgulhar

Pois pra conhecer o mundo não precisa viajar

Aqui cores, credos e raças

Vivem em perfeita harmonia

O gaúcho é um só povo

Mas de muitas etnias

 

Tem alemão, negros índios

Polacos, açorianos

Hermanos lá na fronteira

Na serra o povo italiano

Parece que todo o mundo

Mandou seus representantes

que escolheram este chão

E se tornaram imigrantes

 

Refrão

Viva o nosso Rio Grande

Viva todas etnias

Está na diversidade

A nossa grande magia

Obrigado aos que vieram

Nos fazer acreditar

Que um pouco de todo o Mundo

Se encontra "Num só lugar"

 

Até na arquitetura

O Rio Grande é diferente

Porque cada região

Germinou sua semente

E quem conhece já sabe

De cada povo seu jeito

Mas cada um se completa e se vive com respeito

 

Os imigrantes trouxeram

Seus costumes, sua essência

Trabalharam e fizeram

Do Rio Grande sua Querência

Com sabores e aromas

Que forjaram a tradição

E identificam o gaúcho

Com churrasco e o chimarão

 

Refrão

Viva o nosso Rio Grande

Viva todas etnias

Está na diversidade

A nossa grande magia

Obrigado aos que vieram

Nos fazer acreditar

Que um pouco de todo o Mundo

Se encontra "Num só lugar"


Festejos Farroupilhas

No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, em 2020, o então governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial, coordenada pela Sedac e integrada por mais 14 entidades – número ampliado para 18 entidades parceiras em 2022. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, que culminaram com os Festejos Farroupilhas.

Os Festejos Farroupilhas 2022 terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento e distribuição da Chama Crioula, no município de Canguçu, e se estenderão até 20 de setembro.

Em abril, a Comissão anunciou o patrono das comemorações deste ano, o músico Adair de Freitas. Natural de São Gabriel, Adair é cantor, compositor, gaiteiro e violinista. Com mais de 50 anos de carreira, é autor de músicas que se tornaram clássicos do cancioneiro regional, como De Já Hoje, Meu Canto, Mocito, Previsão, Changueiro de Vida e Lida, Vento Xucro e, mais recentemente, Romance de um peão porteiro - com a qual foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa, entre outros festivais. Tem 14 discos gravados, 1 DVD e cerca de 300 músicas em festivais, somando mais de 500 músicas desde o início de sua carreira.

Identidade Visual

Na última quarta-feira (25), a Comissão dos Festejos Farroupilhas 2022 divulgou a identidade visual das comemorações deste ano, que têm como tema ‘Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras’. A apresentação aconteceu na sala 2 do Centro de Convenções Sérgio Napp, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac).

O evento de apresentação foi conduzido pela presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2022, a secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, e contou com a presença de Mauro Vila Real e dos demais componentes da Comissão, composta por 18 entidades do Rio Grande do Sul.

A arte foi produzida pelo artista plástico Mauro Vila Real, que buscou como referência o toque das mãos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho. “A ideia foi representar em uma imagem a possibilidade de reaproximação. Fala não só sobre o momento do povo gaúcho, mas também de toda a humanidade.” 

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...