.

.

EM HOMENAGEM À LENDA YASHIN, DÍNAMO DE MOSCOU REABRE ESTÁDIO, AINDA EM OBRAS



23/10/2017

Clube da capital russa aproveita aniversário a ex-goleiro da seleção para abrir sua nova arena, que ainda passa por reformas do lado de fora e só deve ser utilizada na próxima temporada

Por Marcelo Courrege, Moscou, Rússia

Bem antes da primeira partida, um show de luzes reinaugurou uma arena esportiva com mais de 90 anos de idade. O estádio central do Dínamo de Moscou fundado em 1926, começou a ser reformado em 2009, e virou VTB Arena. Agora, tem vinte e seis mil lugares e um gramado perfeito. Por dentro, o estádio está pronto. Por fora, ainda está longe disso. Mesmo assim, a arena foi aberta a jornalistas, ex-jogadores, patrocinadores e alguns torcedores ontem à noite. O Dínamo quis homenagear o maior ídolo da história do clube e do futebol russo, o goleiro Lev Yashin, que completaria 88 anos em 22 de outubro, este último domingo.

As obras não são um problema pra Copa do Mundo da Rússia, porque o novo estádio do Dínamo ficou fora da lista dos doze escolhidos pro Mundial. No projeto inicial, apresentado pelo Comitê Organizador Local e aprovado pela FIFA, ele fazia parte da programação da Copa. Em vez de dois estádios, o do Spartak e o Lujniki, Moscou teria três.

- Depois decidiram que seriam apenas dois estádios, mesmo com aquela vitória tendo sido nossa também. A partir dali, o clube refez o projeto pra ter um estádio menor (anteriormente ele teria 36 mil lugares). O Dínamo não precisa de um estádio maior do que este, porque a média de público do clube no campeonato russo é de 10 mil pessoas. Nós adoraremos ver 26 mil pessoas aqui, mas detestaríamos ver tantos lugares vazios - disse o diretor do estádio, Andrei Peregudov.

Como a obra ainda não acabou, o primeiro jogo do Dínamo na VTB Arena será apenas em Abril de 2018. A seleção russa também deve jogar lá a poucos dias do início da Copa, em 5 de Junho, contra a Italia, caso os tetracampeões mundiais consigam a classificação.

Estádio Dínamo de Moscou (Foto: Marcelo Courrege)

Provavelmente, o Dínamo não vai mandar partidas no novo estádio nesta temporada, em que a equipe está de volta à primeira divisão russa. Uma das torcidas mais tradicionais do país não vê a hora de entrar na casa nova.

- É a minha primeira vez no estádio após a reconstrução. Com certeza, é impressionante e espero que o time passe a jogar melhor aqui - disse um torcedor já cansado de ir até a Arena Khimki, a 25 quilômetros do Centro de Moscou, onde o time tem mandado suas partidas nos últimos anos.

Com a inauguração da VTB Arena, cada um dos 4 grandes clubes de Moscou terá seu estádio. Além do Dínamo, o Spartak onde haverá jogos da Copa, o CSKA, e o Lokomotiv passaram a contar com estrutras invejáveis nos últimos anos. Pra ocasiões especiais, como alguns clássicos e jogos da seleção, a capital russa ainda tem o estádio Lujniki, que vai receber a final da Copa.

A obra do Dínamo prevê um grande complexo esportivo, com um ginásio anexo para jogos de hóquei, basquete e vôlei, que vai demorar mais do que o estádio principal para ficar pronto. Futebol e esportes olímpicos ficarao separados por 15 metros de distância e unidos por uma estrutura única com apenas uma cobertura.

Apesar da importância das modalidades olímpicas para os torcedores, foi o futebol que transformou o Dínamo numa referência esportiva da Rússia. Principalmente, pelas histórias do ex-goleiro Lev Yashin, o Aranha Negra, que jogou 20 anos no clube, e levou a seleção soviética dois de seus maiores títulos, a Eurocopa de 1960 e os Jogos Olímpicos de 1956.

Goleiro Yashin terá uma arquibancada com seu nome em novo estádio (Foto: Getty Images)

A viúva do herói Soviético esteve na reinauguração para receber um presente em nome de Lev Yashin. O estádio terá uma arquibancada com o nome dele.

- Seria muito bom ver essa arquibancada cheia no ano que vem durante a Copa. Mas não haverá ninguém la na grande festa do futebol. Quem sabe numa próxima Copa na Rússia - brincou Valentina Yashina.

O rei do futebol russo e o rei do futebol mundial sempre se admiraram. O primeiro jogo de Pelé numa Copa do Mundo foi justamente contra a Uniao Soviética de Yashin, vitória por 2 a 0 do Brasil, na Suecia em 58.

Lev Yashin morreu aos 60 anos, em 1990. No dia em que o marido completaria 88 anos, Valentina Yashina fez questão de mandar os parabéns para Rei do Futebol Mundial, que completa 77 anos nesta segunda-feira.

- Eu sempre soube que eles faziam aniversário perto um do outro. Vou dizer o que o Lev costumava dizer nessas datas: Saúde, saúde e saúde, porque o resto dá pra comprar.


Cursos Online na área de Ciências Agrárias e da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...