.

.

Estudantes gaúchos vivenciam os Jogos Olímpicos



01/07/2016

A Tocha Olímpica chegará ao Rio Grande do Sul no dia 3 de julho, mas diversas escolas e centenas de estudantes já estão compartilhando o espírito dos Jogos com um programa pedagógico diferenciado. A oportunidade é oferecida na Fazenda Quinta da Estância que recebe escolas de diversos municípios do Estado para realizar atividades que têm as Olimpíadas como tema central e abrangem Esporte, Geografia, História e Língua Estrangeira.

“O objetivo é possibilitar aos alunos entrarem por completo no clima desta grande celebração mundial, aprendendo com atividades transdisciplinares de real valor pedagógico”, ressalta Sônia Goelzer, fundadora da Quinta da Estância.

O gancho das atividades é a importância do esporte, tanto no nível do indivíduo (saúde e qualidade de vida), como na sua dimensão social (trabalho de equipe, cooperação e integração). Para isso, as crianças e adolescentes experimentam práticas esportivas como arremesso de peso, lançamento de dardo, arco e flecha, corrida com obstáculos, entre outros. A história das Olimpíadas, as interrupções, os efeitos políticos que se refletiram na organização dos Jogos Modernos também são abordados.

Geografia e línguas estrangerias são trabalhadas em um mapa mundi gigante. Nele, os alunos identificam as cidades que foram sede dos Jogos Olímpicos modernos, conhecem seu idioma, bandeira e fazem uma análise sócio econômica dos países escolhidos.

Ao final é realizada uma cerimônia de encerramento, com todos os principais símbolos olímpicos: os cinco aros interligados representando a união entre os continentes; a pira com fogo representando a purificação; as coroas de louro em reverência aos vencedores nos Jogos da Antiguidade; o lema olímpico Citius, Altius, Fortius (o mais rápido, o mais alto, o mais forte – em latim) representando a superação dos atletas; e; a tocha que é o elo entre os Jogos da Antiguidade e os da Era Moderna.

Sobre a Fazenda

Fundada em 1992, a Quinta da Estância é uma pequena empresa familiar localizada no município de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre/RS, que atua no ramo de turismo e eventos. Com mais de 100 hectares de área, atende a grupos de escolas, universidades, empresas, terceira idade, igrejas e famílias, o que a faz a maior fazenda de Turismo Rural Pedagógico e Ecológico do País. Recebe visitantes de todo RS, SC, PR, SP, DF, Uruguai e Argentina. É grande laboratório ao ar livre, onde Universidades e Escolas desenvolvem na prática os conteúdos estudados em sala de aula e empresas qualificam suas equipes com atividades de treinamento e confraternizações. Inovadora, a Quinta da Estância, tem a sustentabilidade em seu core business, é o único local de turismo do Brasil signatário do Pacto Global da ONU e desde 2007, realiza o inventário e neutralização de todos os gases de efeito estufa produzidos por suas atividades. Dessa forma, criou um novo nicho de mercado, o Turismo Livre de Carbono.

Fonte: SEGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...