.

.

Parque Chico Mendes

02/03/2014
























































Saiba mais um pouco sobre o Parque Chico Mendes, em Porto Alegre:

O Parque Chico Mendes está localizado na zona norte de Porto Alegre, entre os bairros Jardim Leopoldina e Chácara da Fumaça, oferecendo à zona norte da cidade uma opção de descanso e lazer acessível à população da região. Calcula-se que o parque beneficie diretamente cerca de 200 mil pessoas.

A área destinada ao lazer do parque conta com quatro canchas polivalentes (vôlei, basquete e futebol de salão), dois campos de futebol, duas canchas de bocha, praça infantil, além de churrasqueiras espalhadas por toda a área.

O memorial Chico Mendes e o anfiteatro ao ar livre se destinam a cerimônias oficiais e programação cultural, como shows musicas, peças teatrais e manifestações da comunidade.

A vegetação do local caracteriza-se pela presença de eucaliptos e árvores nativa.

Diversas espécies de fauna, como socós, frangos d’água, saracuras, bem-te-vis, pica-paus, tico-ticos, marrecas pia-deiras e pombões são observadas no local.

Conheça a Lei que declara Chico Mendes patrono nacional do meio ambiente:

A Lei 12.892, de 12 de dezembro de 2013, foi publicada no Diário Oficial da União - Seção 1 de 16/12/2013.

"É um reconhecimento da luta dele", diz viúva de Chico Mendes.


Foto: Divulgação
A lei 12.892, que declara o ambientalista e líder seringueiro Chico Mendes como patrono nacional do meio ambiente foi publicada no diário oficial da união de 16/12/2013. A lei é de autoria da deputada Janete Capiberibe e foi sancionada pela presidente da república, Dilma Rousseff.

No mesmo dia, o Congresso Nacional realizou uma sessão solene em homenagem aos 25 anos de morte do líder seringueiro, assassinado com um tiro no peito, no município de Xapuri (AC), no dia 22 de dezembro de 1988.

Ilzamar Mendes, viúva do seringueiro, afirma que a família fica feliz com a homenagem. Para ela, é a comprovação de que o legado de Chico Mendes vai além das fronteiras do Acre.

"A luta do Chico virou uma luta estadual, nacional, mundial. Todo mundo abraça porque é uma causa justa, é um legado de todos nós, então para a família isso é uma prazer imenso, ficamos muito felizes em saber que ele se tornou patrono. Isso é um reconhecimento da luta dele. Ele doou a própria vida por esta causa", diz.

Líder seringueiro

Chico Mendes nasceu em 15 de dezembro de 1944, no município de Xapuri, interior do Acre. Seringueiro, se tornou conhecido mundialmente por sua luta contra o desmatamento e a transformação da floresta em pasto para gado. A derrubada de árvores afetava o trabalho dos seringueiros da região, com a diminuição do látex disponível.

O seringueiro virou líder sindical no Acre e passou a promover com colegas atos de resistência, também conhecidos como "empates", nos quais confiscavam motosserras e impediam o trabalho de pecuaristas.

Diversos líderes dos sindicatos que representavam os seringueiros foram mortos a partir da década de 1980. Em 1988, Chico Mendes foi morto na porta de casa. A Justiça condenou, em dezembro de 1990, o fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho, Darci, a 19 anos de prisão, pela morte do líder sindical.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEI Nº 12.892, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013

Declara o ambientalista Chico Mendes Patrono do Meio Ambiente Brasileiro.

     A PRESIDENTA DA REPÚBLICA
     Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

     Art. 1º O ambientalista Chico Mendes é declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. 

     Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

     Brasília, 13 de dezembro de 2013; 192º da Independência e 125º da República.

DILMA ROUSSEFF 
Miriam Belchior
Izabella Mônica Vieira Teixeira

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 16/12/2013

Publicação:
Diário Oficial da União - Seção 1 - 16/12/2013, Página 1 (Publicação Original)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fotos: Carlos Nascimento
Fonte: SMAM, com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...