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Porto Alegre tem cinco habilitados para projeto do Metrô

Foto: Cristine Rochol/PMPA
30/11/2013

Dois grupos e três empresas tiveram as Manifestações de Interesse (PMI) aprovadas e estão aptas a desenvolverem projetos para a construção do Metrô de Porto Alegre. O resultado da análise e julgamento da documentação referente à habilitação jurídica, projeto funcional, modelo de negócio e plano de trabalho, entregue pelos interessados no último dia 18 de novembro, foi divulgado pelo prefeito José Fortunati nesta sexta-feira, 29, no Escritório do MetrôPoa. (fotos)

“Nossa expectativa é que os projetos a serem apresentados em 90 dias, respondam de forma satisfatória às nossas necessidades, que é de um metrô moderno, compatível com os recursos que temos e que possa oferecer muita qualidade e conforto aos porto-alegrenses. Tenho convicção de que essas empresas, que já têm expertise na área, apresentarão projetos de acordo com o que buscamos, para que ainda no primeiro semestre de 2014 nós possamos trabalhar no edital de licitação da obra”, afirmou Fortunati.

A avaliação dos interessados foi feita por uma comissão técnica designada pela Prefeitura Porto Alegre e pelo Governo do Estado e composta por 29 especialistas. Foram considerados aptos:

1 – grupo formado por ATP Engenharia, Headwayx Engenharia e AGR Projetos e Estruturação;
2 – CR Almeida S/A Engenharia de Obras;
3 – grupo formado por Investimentos e Participações em Infraestrutura (Invepar) e Odebrecht Transport Participações;
4 – Triunfo Participações e Investimentos;
5 – Construtora Queiroz Galvão. 

O representante da Secretaria Estadual de Planejamento, Roberto Oliveira, destacou o trabalho incansável dos técnicos para analisar o material apresentado. “Foi um trabalho intenso. Nossos 29 especialistas trabalharam dia e noite para analisar toda a documentação. Não foi tarefa fácil e temos ainda um edital complexo para elaborar e uma grande obra pela frente. Então é muito importante destacar o papel desses técnicos, que seguem critérios rigorosos para que tenhamos sucesso no projeto e na obra”, afirmou Roberto Oliveira.

Também participaram do anúncio, nesta sexta-feira, o secretario municipal de Gestão, Urbano Schmitt, e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.

A partir da publicação do resultado do julgamento no Diário Oficial do Município e Estado, prevista para dia 02 de dezembro de 2013, as empresas terão o prazo de cinco dias úteis para apresentação de eventual recurso. Todos proponentes autorizados deverão apresentar os Projetos e Estudos Técnicos na sessão pública que será realizada no dia 12 de março de 2014, das 14 às 16 horas, na sede do Escritório do MetrôPoa, localizado na Av. Padre Cacique, 290, devendo observar os termos do Edital da PMI 001/2013.

Fortunati destacou o nível das empresas que se apresentaram, pois já possuem experiência na área, mas lembrou que a escolha será feita de acordo com o interesse público. “A partir do recebimento dos projetos, nossos técnicos farão a devida avaliação do material apresentado. Será escolhido o melhor, que apresente as melhores condições para construção, com qualidade, custo adequado, conforto e segurança. Ou ainda poderemos mesclar propostas apresentadas por mais de uma empresa ou consórcio. Não temos obrigação de escolher um único projeto. Vamos escolher as propostas que mais estejam adequadas ao interesse público, ao interesse dos usuários”, concluiu. O prefeito lembrou, ainda, que todas as propostas utilizadas serão remuneradas, proporcional à parte que for aproveitada, e disse que a licitação pública para a obra e operação será aberta a qualquer empresa, e não restrita aos aprovados na PMI.

Recursos -  tem investimento orçado em R$ 4,8 bilhões. O governo federal destinará R$ 1,770 bilhão a fundo perdido. O investimento da prefeitura totalizará R$ 1,385 bilhão, somando R$ 690 milhões em financiamento para a execução da obra, R$ 195 milhões para as desapropriações e R$ 500 milhões em 25 parcelas de R$ 20 milhões, como contraprestação do serviço durante a operação. O Governo do Estado fará aporte de R$ 1,080 bilhão em financiamentos e o parceiro privado participará com R$ 1,303 bilhão.

Traçado - O Metrô de Porto Alegre está baseado em um modelo de integração com o sistema BRT (transporte rápido de ônibus) e com o Trensurb. Para garantir a viabilidade técnica e financeira da obra, o projeto foi atualizado, otimizando o traçado e definindo estações enxutas e funcionais.

A extensão total do Metrô deve ser de 11,7 quilômetros. O traçado inclui o trecho de 10,3 quilômetros da Linha 1, da Esquina Democrática (Centro Histórico) até o Terminal Triângulo (zona Norte), onde existe a demanda concentrada de transporte coletivo, e o trecho de conexão de 1,4 quilômetro até o Complexo de Manutenção. Esse espaço será instalado em área da Rede Ferroviária, localizada no bairro Humaitá, próximo à Estação Aeroporto do Trensurb. Dando sequência ao sistema, até a Fiergs, haverá corredores exclusivos de ônibus para conexão com a Região Metropolitana.

Com tecnologia baseada em um Metrô de alimentação elétrica, o projeto prevê no mínimo 10 estações (Triângulo, Cristo Redentor, Obirici, São João, Dom Pedro II, Cairú, São Pedro, Florida, Conceição, Rua da Praia).

Método construtivo - Para evitar transtornos na mobilidade urbana durante as obras, a escavação do túnel será pelo método shield (tatuzão), com escavação profunda mecanizada.

Características do Projeto

* Integração -  Integração com os diferentes meios de transporte e sistema BRT, conectados na rede metropolitana.
 * Mobilidade urbana - Ligação do Centro à Zona Norte, com 10,3 quilômetros de traçado e com 10 estações no trajeto.
* Projeto estruturante - Urbanização de toda a área envolvida ao longo do trajeto do Metrô, com ciclovias, passeios, arborização e paisagismo.
* Acesso a todos - Mesma tarifa do ônibus de Porto Alegre, integrada à utilização das linhas urbanas e metropolitanas e ao Trensurb, garantindo atuais isenções.
* Conforto - Bilhetagem eletrônica, climatização nos trens e estações, acomodações confortáveis, portas automáticas, informação e infraestrutura de atendimento ao usuário.

Foto: Divulgação/PMPA
Características técnicas

* Número de trens: 18 + 3 composições
* Total de veículos: 72 + 12 carros
* Velocidade média: 35 km/h
* Intervalo entre viagens (hora pico): 2,5 minutos
* Velocidade máxima: 80 km/h
* Demanda prevista (dia): 325.000 passageiros/dia
* Demanda potencial (hora pico): 22.000 passageiros/h/sentido
* Capacidade máxima hora pico): 43.200 passageiros/h/sentido

Critérios de seleção

* Disponibilidade - Maior disponibilidade do serviço: horário de operação e frequência.
* Eficiência - Considerando o menor tempo de viagem e as etapas do processo de deslocamento: informação, acesso ao sistema, pagamento, espera na plataforma, deslocamento, transbordo e o desembarque.
* Acessibilidade - Plena acessibilidade ao sistema: deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais.
* Conforto - Melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços.
* Segurança - Planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.
* Atendimento - Ações, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário.
* Informação - Recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, nas estações, nos acessos, no entorno e à distância.


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