.

.

Rússia, Bósnia, Espanha, Inglaterra, Chile, Equador e Honduras se garantem na Copa. Já são 21 os classificados

16/10/2013 

Rodada desta terça pelas Eliminatórias definiu mais sete seleções no Mundial e países que irão disputar as repescagens. Uruguai vai encarar a Jordânia, enquanto o México fará o duelo contra a Nova Zelândia
A Copa do Mundo do Brasil começa a ganhar contornos mais nítidos. Das 32 seleções que virão ao país em 2014, 21 já estão classificadas. A reta final das Eliminatórias da Europa, da América do Sul e da América do Norte, Central e Caribe confirmou, nesta terça-feira (15.10), a participação de Rússia, Bósnia-Herzegovina, Espanha, Inglaterra, Chile, Equador e Honduras.

Antes, 14 países já haviam carimbado o passaporte para a disputa do Mundial: Brasil (país-sede), Argentina e Colômbia pela América do Sul, Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália pela Ásia, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha e Suíça pela Europa, além de Estados Unidos e Costa Rica pela América do Norte, Central e Caribe.

Após os jogos disputados hoje, os países que irão disputar as repescagens europeia e intercontinentais também foram definidos. Portugal, França, Grécia, Croácia, Suécia, Romênia, Islândia e Ucrânia foram os oito melhores segundos colocados dos grupos e ainda têm chances na Europa.

Estas seleções se enfrentarão em formato de mata-mata. Os quatro confrontos de ida e volta terão como base o ranking da FIFA a ser divulgado em 17 de outubro. O sorteio dos duelos será em 21 de outubro.
O Uruguai, quinto colocado na América do Sul, terá de jogar a repescagem intercontinental contra a Jordânia, representante da Ásia, em dois jogos. Situação idêntica a do México, quarto colocado na América do Norte, Central e Caribe, que vai lutar pela vaga contra a Nova Zelândia, vencedora da disputa na Oceania.

Restam apenas 11 vagas para o Mundial, que serão conhecidas em novembro, quando serão disputadas as repescagens e as partidas de volta da fase final das Eliminatórias da África. Em jogo isolado nesta terça, Gana deu um enorme passo rumo à classificação, ao golear o Egito por 6 x 1. Nos outros confrontos, que tiveram início no sábado (12.10), Tunísia e Camarões ficaram no 0 x 0, a Costa do Marfim fez 3 x 1 no Senegal e a Burkina Faso 3 x 2 na Argélia. A única seleção a vencer fora de casa foi a Nigéria, que marcou 2 x 1 na Etiópia.

Europa

A última rodada dos grupos das Eliminatórias da Europa serviu para definir a classificação de mais quatro seleções para a Copa, além dos oito países que continuarão na luta por uma vaga, através da repescagem do continente. A Bósnia-Herzegovina, a Inglaterra e a Espanha venceram seus compromissos e carimbaram o passaporte para a disputa em 2014, assim como a Rússia, que empatou com o Azerbaijão. Eles se juntam à Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Suíça como os vencedores das chaves, que têm vaga direta no Mundial.

Os espanhóis derrotaram a Geórgia por 2 x 0, com gols de Negredo e Juan Mata, e assim poderão defender o título mundial no ano que vem. A Espanha chegou aos 20 pontos no grupo I, três a mais que os franceses que fizeram 3 x 0 na Finlândia, mas terão que disputar a vaga na repescagem.

Outra campeã mundial, a Inglaterra derrotou a Polônia, em Wembley, por 2 x 0 e não deu chances para a Ucrânia assumir a ponta do grupo H. Mesmo derrotando San Marino por 8 x 0, os ucranianos terminaram um ponto atrás dos ingleses e também irão para a repescagem.

Pelo grupo G, a Bósnia-Herzegovina venceu a Lituânia por 1 x 0 e a Grécia marcou 2 x 0 em Liechtenstein e terminaram com os mesmos 25 pontos. No entanto, os bósnios levaram vantagem no saldo de gols e ficaram com a vaga inédita, enquanto os gregos irão para o mata-mata.

A Rússia voltará a uma Copa após 12 anos, depois de empatar com o Azerbaijão por 1 x 1 e alcançar 22 pontos no grupo F. Os portugueses, que derrotaram por 3 x 0 Luxemburgo, necessitavam de uma derrota dos russos, além de tirar mais quatro gols da diferença de saldo, para chegar à liderança. Portugal ficou com 21 pontos e na segunda posição da chave.

Em outros três grupos, a briga era pela vice-liderança. Na chave E, a surpreendente Islândia empatou com a Noruega por 1 x 1 e chegou aos 17 pontos, dois a mais que a Eslovênia, que participou das últimas duas edições da Copa, mas está eliminada com a derrota de 1 x 0 para a Suíça. Os islandeses terão mais uma chance em busca da classificação inédita.

No grupo D, a Romênia conquistou o segundo lugar ao derrotar por 2 x 0 a Estônia, chegando a 19 pontos e ultrapassando a Turquia, que perdeu pelo mesmo placar para a Holanda e ficou com 16 pontos. A Hungria derrotou Andorra e chegou a 17 pontos.

Quem conseguiu chegar à vice-liderança, mas não terá direito a disputar a repescagem é a Dinamarca. Mesmo goleando Malta por 6 x 0, os escandinavos foram o pior segundo colocado dentre os nove grupos (após o descarte dos resultados contra os lanternas das próprias chaves, com exceção do grupo I, que conta com uma equipe a menos). Os dinamarqueses terminaram com 16 pontos, um a mais que a República Tcheca, que bateu por 1 x 0 a Bulgária. Antes desta rodada os búlgaros estavam em segundo.

América do Sul

Com a Argentina e a Colômbia garantidas, a última rodada da disputa sul americana serviu para definir os outros dois países com vaga direta na Copa e aquele que iria para a repescagem. A disputa estava entre Chile, Equador, que levaram a melhor, além do Uruguai.

Os chilenos venceram os equatorianos em Santiago, por 2 x 1, e garantiram a vaga sem sustos. Os equatorianos dependiam do resultado do jogo entre Uruguai e Argentina. Como o placar em Montevidéu ficou 3 x 2 para a Celeste, o Equador acabou levando a vaga no saldo de gols (4 a 0). O Uruguai vai precisar disputar a repescagem contra a Jordânia.

Nos outros jogos desta terça, a Colômbia fez 2 x 1 no Paraguai, enquanto Peru e Bolívia ficaram no 1 x 1.

A classificação final teve a Argentina em primeiro (32 pontos), seguida por Colômbia (30), Chile (28), Equador (25), Uruguai (25), Venezuela (20), Peru (15), Bolívia (12) e Paraguai (12).

América do Norte, Central e Caribe

Honduras conquistou a terceira e última vaga direta das Eliminatórias do continente ao empatar com a Jamaica por 2 x 2. A igualdade era o resultado necessário para os hondurenhos carimbarem o passaporte para o Brasil sem depender do resultado da partida do México, que acabou derrotado por 2 x 1 pela a Costa Rica.

Os mexicanos só vão disputar a repescagem intercontinental contra a Nova Zelândia, representante da Oceania, porque o Panamá deixou a vitória contra os Estados Unidos escapar nos minutos finais, levando a virada de 3 x 2.

Os Estados Unidos terminaram na liderança do hexagonal com 22 pontos, seguidos pela Costa Rica com 18 e Honduras com 15 pontos. O México terminou em quarto, com 11 pontos, enquanto o Panamá ficou com oito e a lanterna Jamaica com cinco pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...