.

.

Projeto Cidades da Copa volta a Porto Alegre (RS) e Recife (PE) neste mês‏

16/10/2013

Projeto entrou na segunda fase na capital gaúcha, onde plano de ação já foi apresentado e entregue às autoridades. Em Recife, o Cidades da Copa caminha para a elaboração do primeiro documento

O "Cidades da Copa", idealizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), propõe deixar para as cidades-sede um legado da Copa de 2014, a partir da diversificação e democratização das atividades esportivas e também por meio do fortalecimento das políticas públicas e da qualificação dos profissionais que atuam no esporte, garantindo o direito da prática à todos. Em outubro, o projeto realizará encontros em Porto Alegre, nesta quarta-feira (16), às 14 horas, e em Recife, nos dias 24 e 25.

Na capital gaúcha, o projeto está na segunda fase. O IEE realizará um encontro de trabalho com os membros que formam o Comitê do Legado Social da Copa do Mundo na cidade. Durante a reunião, serão apresentadas as ações já realizadas até o momento e elaborada uma nova agenda de trabalho com foco no Plano de Ação da cidade, entregue ao prefeito em 2012 com o objetivo de fortalecer ainda mais o Comitê e garantir melhores resultados. O encontro será realizado no Auditório do IERGS (rua Vigário José Ignácio, 153, 1º andar - Centro).

Já em Recife, o Cidades da Copa desenvolverá articulações e discussões a partir de apresentações e debates, e analisará as potencialidades e os desafios para elaborar o Plano de Ação para a capital pernambucana, com foco no legado social e esportivo da Copa do Mundo de 2014, de acordo com a pauta discutida recentemente na primeira apresentação, em setembro. Os participantes se reunirão novamente no Centro de Artesanato de Pernambuco (avenida Alfredo Lisboa s/n° - Marco Zero).

O projeto já foi realizado em sete cidades-sede da Copa do Mundo de 2014: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Recife. "A cada etapa do Cidades da Copa sentimos que o movimento na direção do legado esportivo dos grandes eventos tem se fortalecido. As entidades públicas e privadas das capitais têm se mobilizado cada vez mais para priorizar estratégias que serão os benefícios que os eventos deixarão para a estrutura do esporte voltada para a população em geral. Assim, vamos nos aproximamos do ideal de fazer valer ao máximo estas oportunidades que o Brasil têm para se desenvolver por meio do esporte", explica a presidente do Instituto Esporte e Educação, Ana Moser.

O Cidades da Copa conta, tanto em Recife quanto em Porto Alegre, com o apoio das Prefeituras Municipais, REMS, UNICEF e Atletas pelo Brasil. Tem o patrocínio da BTG Pactual e do Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Sobre o IEE - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em março de 2001, pela ex-atleta e medalhista olímpica Ana Moser, e atua no atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, na formação de professores e estagiários e no desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional.Atualmente, o IEE coordena núcleos em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico, alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura, em parceria com cerca de 40 entidades privadas, pública e sociais. 

Em 12 anos de atuação, o IEE atingiu, diretamente, 93 mil crianças e 567 mil outras, indiretamente, além de ter formado 21.200 professores. O IEE também realiza outros projetos, com destaque para a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN/ Brasil e o Unicef, que dissemina um esporte possível e necessário para o desenvolvimento de municípios isolados do País. Dentre os parceiros privados do Instituto Esporte & Educação estão Vivo, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica de Cidadania, BTG Pactual, Vale, Petrobrás, Monsanto, Mondeléz International, Takeda, Novelis, CCR, Instituto Pepsico, Voith, Banco Daycoval, Correcta e Sanofi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...