.

.

"Um lugar só é bom para o turista se for bom para quem mora nele”

21/07/2013

"Lugar bom para o turista e para os moradores". Repeti essa frase nos 25 Encontros Regionais RS Mais Turismo que realizamos no Estado, percorrendo as 26 regiões turísticas com o objetivo de estruturar e consolidar a ação regionalizada, identificando o atual ciclo de desenvolvimento de cada uma delas e apresentando ações específicas para aumentar sua competitividade e quando chegamos na nossa última edição, em Porto Alegre, certamente, será dita outra vez. 

Muito mais do que uma frase de efeito, representa o pensamento dominante no trabalho que estamos realizando à frente da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), dando prosseguimento às medidas adotadas desde o início de nossa gestão, quando nos debruçamos na instituição de uma política pública para o turismo do Estado, até então inexistente. Com esse propósito, elaboramos o Plano Diretor do Turismo e, para fortalecer a aplicação das diretrizes aprovadas, criamos o Conselho Estadual do Turismo (Conetur), que tem o papel de monitorar a execução deste documento. 

Estamos investindo na promoção de nossos destinos, divulgando o RS em feiras e eventos nacionais e internacionais. E o resultado pode ser constatado pelo anuário do Ministério do Turismo, que apontou que, em 2012, o Estado apresentou um crescimento de 12% na entrada de turistas estrangeiros, quando a média nacional ficou em cerca de 5%. Nosso maior investimento, contudo, é a qualificação profissional. 

A Setur tem investido nas pessoas com a oferta de 52 cursos de qualificação em 16 municípios. Somente em 2011, qualificamos 75 gestores públicos. Em 2012, abrangemos para aproximadamente mil profissionais. Queremos chegar a 2014 com mais de 10 mil pessoas qualificadas, pois acreditamos que esse seja um importante legado que a Copa do Mundo de 2014 nos deixará. 

Entendemos que a alma de um lugar está na sua cultura, na sua história e na sua gente, dando origem ao que podemos chamar de "jeito de ser". Queremos que o nosso jeito de ser e de tratar continue expandindo fronteiras cada vez mais, porque pensamos o Rio Grande do Sul para o Brasil e para o mundo, mas, antes e acima de tudo, para todos os gaúchos. 

Abgail Pereira 
Secretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...