.

.

ESQUADRÃO DA FAB TREINA COM HELICÓPTERO QUE SERÁ USADO NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES


16/04/2013

Aeronave de ataque, o AH-2 Sabre está escalado para atuar na defesa do espaço aéreo brasileiro durante o torneio da FIFA. Até o dia 24.04, pilotos vão exercitar o emprego de armamento

Integrantes do Esquadrão Poti, da Força Aérea Brasileira (FAB), treinam, até o dia 24.04, o emprego de armamento no helicóptero AH-2 Sabre, que é uma das aeronaves escaladas para atuar na defesa do espaço aéreo brasileiro durante a Copa das Confederações. O AH-2 Sabre é um helicóptero de ataque da Força Aérea Brasileira (FAB).

O treinamento é realizado no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), um dos estandes de tiro aéreo da FAB, localizado em Cachimbo, sul do Pará. Durante a manobra, batizada de Zarabatana, cada piloto deve somar pelo menos 10 horas de voo empregando o canhão em torreta 23 mm, foguetes e flares.

De acordo com o comandante do Poti, tenente-coronel-aviador Claudio Wilson Saturnino Alves, além da formação e do aprimoramento operacional dos pilotos, a manobra é importante para exercitar a mobilidade logística das áreas de manutenção e armamento em uma base. “Não basta chegar ao local da missão. É preciso ter combustível, material bélico, manutenção para operar e conseguir realizar as decolagens”, explica.

Alvos
Os quatro helicópteros executam, em média, 15 ataques diários. A tarefa dos pilotos é identificar e atacar os alvos. No retorno, as equipes de material bélico trabalham rápido para recarregar o canhão com torreta móvel que utiliza munição de 23 milímetros e o lançador de foguetes nas asas.
A aeronave é equipada com flare, um dispositivo de defesa, também utilizado em aeronaves de caça de alta performance como o F-5, que guia a munição inimiga para longe do helicóptero.

Fonte: Portal da Copa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...