Encontro apresentou ações previstas para o Programa de Capacitação Profissional em Gastronomia - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini. |
31/10/2012
O Grupo de Trabalho (GT) em Gastronomia Regional reuniu-se, nesta quarta-feira (31), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. O objetivo do encontro foi apresentar a representantes de diversos setores da gastronomia do Estado as ações previstas para o Programa de Capacitação Profissional em Gastronomia e Serviços, além dos projetos do Museu da Gastronomia Nacional, Adega do Palácio Piratini, Memorial do Vinho e I Festival de Gastronomia do RS.
A coordenadora do GT e Chef de Cozinha do Palácio Piratini, Jussara Pereira Dutra, ressaltou que, a partir do decreto assinado pelo governador Tarso Genro, o Grupo começou a fazer parte do RS Mais Gastronomia, ligado diretamente à Casa Civil. "Com o RS Mais Gastronomia conseguimos ampliar as ações de divulgação da gastronomia gaúcha e também de capacitação dos agentes que trabalham com este setor". Três eixos dividem os trabalhos de capacitação no Estado: profissional, empreendimentos e ambulantes.
O GT, cujo objetivo é resgatar antigas receitas do Rio Grande do Sul e capacitar profissionais da gastronomia, é composto por secretarias de Estado, 14 instituições de ensino em gastronomia, sindicatos de bares e restaurantes, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RS) e setores de bebidas, que utilizam parte das vagas do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o Estado e em parceria com o Pacto Gaúcho pela Educação.
Apresentação
Durante a reunião de trabalho também foi apresentada a experiência da Agropecuária Bellé, da cidade de Antonio Prado, que trabalha com frutas nativas; e as ações e demandas do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir de depoimento do presidente da instituição, Miguel Montana.
O Museu da Gastronomia está em fase de projeto, porém a Adega do Palácio Piratini e Memorial do Vinho; e o I Festival de Gastronomia do Estado, estão em etapa de desenvolvimento. O festival acontece em 2013, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Capacitação para a Copa 2014
Com o propósito de capacitar trabalhadores e estabelecimentos comerciais, o GT passará a desenvolver juntos aos parceiros, cursos de atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, bartender, padeiro, churrasqueiro, copeiro, cozinheiro industrial, garçom básico, salgadeiro e sommelier. Os programas incluirão conteúdos técnicos específicos de cada área e temas como a história da gastronomia no Estado.
As empresas que inscreverem os profissionais receberão um selo indicando sua participação e visibilidade a partir da inclusão do estabelecimento em guia de bares e restaurantes indicados aos turistas. Com o financiamento do Pronatec, serão oferecidas 10 mil vagas de capacitação profissional para 40 municípios do Estado.
Com o financiamento do Pronatec, serão oferecidas 10 mil vagas de capacitação profissional para 40 municípios do Estado. O curso será dividido em três edições com duração prevista entre março de 2013 e junho de 2014. Também serão destinados recursos do Tesouro Livre para capacitação de três mil empreendimentos, em 40 localidades, com duração de um ano.
Texto: Daiane Roldão
Edição: Redação Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário