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MetrôPoa: manifestação de interesse marca início da licitação

10/09/2012

Agregar ao Metrô de Porto Alegre as mais modernas tecnologias e soluções disponíveis no mercado do transporte coletivo é o objetivo da proposta de manifestação de interesse lançada pela prefeitura nesta segunda-feira, 10. Conforme anúncio do prefeito José Fortunati em ato no Paço Municipal, as empresas deverão apresentar até 12 de novembro estudos que irão complementar o conjunto de projetos técnicos desenvolvidos no processo de conquista da obra de mobilidade para a Capital. 

A seleção de estudos apresentados por empresas possibilitará a elaboração do edital de licitação para definir o vencedor da parceria público-privada, responsável pela obra e pela operação do sistema. Os interessados deverão apresentar propostas sobre diferentes métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, controle e informação do usuário, além da concepção dos terminais e estações.

Como informou o prefeito, a manifestação é a etapa de consolidação do projeto, apontando como será e como funcionará o Metrô. “O projeto de Porto Alegre tem consistência técnica, resultado de um aprofundado estudo. Nesta etapa definitiva da manifestação, serão apontados o formato e as tecnologias disponíveis para atender a população com mais qualidade”, afirmou Fortunati. 

Será escolhido o formato mais qualificado para a demanda de Porto Alegre, observando critérios como menores custos de implantação e de operação, maior durabilidade e confiabilidade e menores impactos de obras, ambiental e urbanístico. O secretário de Estado do Planejamento, João Motta, enfatizou a contribuição do MetrôPoa para a modernização do transporte coletivo. “O metrô trará à Região Metropolitana e a Porto Alegre a qualidade que a mobilidade urbana merece e não tem”, disse.

Avaliação das propostas - A seleção do formato vencedor será realizada por grupo técnico composto por representantes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), da Procuradoria-Geral do Município e das secretarias municipais de Gestão e Acompanhamento Estratégico, da Fazenda e de Obras e Viação. A decisão final será validada pelo Comitê Gestor das PPPs de Porto Alegre, integrado por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), da Sociedade de Engenharia (Sergs-RS), da Federasul e da prefeitura. 

Orçado em R$ 2,4 bilhões, o MetrôPoa deverá atender diariamente a um público médio de 310 mil passageiros, ampliando a oferta de transporte público e estimulando a redução do transporte individual.  Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.

Participaram do ato o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis, e o gerente da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), Érico Michels, e secretários municipais. 

Diretrizes da manifestação de interesse:

- Integração: Integração com os diferentes meios de transporte e sistema de ônibus BRT. Conexão com a rede metropolitana.
- Acesso a todos: Mesma tarifa do ônibus de Porto Alegre, integrada à utilização das linhas urbanas e metropolitanas e ao Trensurb. Garantia das atuais isenções praticadas na Capital.
- Conforto: Bilhetagem eletrônica. Climatização nos trens e estações. Acomodações confortáveis. Portas automáticas. Informação e infraestrutura de atendimento ao usuário.
- Projeto estruturante: Urbanização de toda a área envolvida ao longo do trajeto do Metrô. Instalação de ciclovias, passeios e paisagismo.
- Mobilidade urbana: Ligará o Centro e a zona Norte, da av. Assis Brasil (Fiergs) até a av. Borges de Medeiros, ao longo de 14,8 quilômetros de traçado (av. Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e av. Borges de Medeiros). Mínimo 13 estações no trajeto.

Fonte: Secopa RS

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