Na ordem: Marin, Fernandes, Rebelo, Blatter, Valcke e Ronaldo - Reprodução
|
08/05/2012
A cúpula da FIFA, o Comitê Organizador Local e o governo brasileiro, representado pelo Ministério do Esporte, concluíram hoje a primeira reunião conjunta sobre os preparativos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 realizada na sede da entidade, em Zurique. "Foi um dia histórico na sede da FIFA", explicou o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph S. Blatter, que abriu e encerrou o encontro. "A reunião de hoje foi um forte sinal do compromisso do governo brasileiro com a nossa parceria e a responsabilidade compartilhada de organizar a mais exitosa Copa do Mundo da FIFA. Hoje lançamos as bases de uma cooperação integrada em mútua confiança a fim de alcançarmos o nosso objetivo comum."
Representando a FIFA, participaram da reunião o secretário-geral Jérôme Valcke e o membro brasileiro do Comitê Executivo, Marco Polo Del Nero assim como vários diretores da FIFA. Já o COL foi representado pelo presidente José Maria Marin e pelos membros do conselho de administração Ronaldo e Bebeto, enquanto a delegação do governo federal foi formada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pelo secretário-executivo Luis Fernandes e pelo chefe das assessorias do Ministério, Luís Paulino.
Durante as mais de cinco horas de construtivas discussões e franco diálogo, o grupo traçou um plano detalhado com ações concretas para tratar os desafios identificados e garantir a eficiência operacional dos preparativos. O plano tem como base relatórios feitos a partir de uma análise minuciosa conduzida por equipes técnicas do governo, da FIFA e do COL quanto ao andamento da preparação, desde os estádios até as obras gerais de infraestrutura.
A primeira medida palpável dessa nova unidade operacional plenamente integrada foi a nomeação de Luis Fernandes como representante permanente do governo junto à liderança do COL. Del Nero, por sua vez, também integrará o COL. Além disso, o COL, com esta nova composição, passará a se reunir a cada seis semanas para debater a situação dos preparativos.
"O governo brasileiro está não só orgulhoso, mas entusiasmado e dedicado para cumprir todos os compromissos assumidos em relação à Copa do Mundo da FIFA 2014 e para fornecer apoio à FIFA e ao COL sempre que houver desafios a superar", comentou Rebelo. "Temos uma equipe experiente, liderada pelo Luis Fernandes, capaz de lidar com esses desafios. Hoje queremos estabelecer a solidariedade entre todos nós, responsáveis pela organização da Copa do Mundo da FIFA. Cumprimos essa missão. A FIFA e o COL podem contar com o governo enquanto parceiro comprometido. Juntos trabalharemos com afinco e sem perda de tempo para realizarmos um evento inesquecível", completou o ministro.
O próximo encontro entre FIFA, COL e governo está marcado para a última semana de junho no Brasil, em paralelo à reunião do conselho de administração do COL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário