.

.

Região Sul do Estado debate legado da Copa

04/03/2012

Secretário citou o Aeroporto de Rio Grande como um dos 
investimentos voltados para a Copa - Foto: Nathália Ely/SEL. 
A Zona Sul do Estado recebeu, nesta quarta (04), a visita técnica do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa). Em Rio Grande, os integrantes do CGCopa deram continuidade a série de visitas às vinte e duas cidades gaúchas candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa do Mundo e municípos da Fronteira. A visita técnica tem como objetivo debater com a comunicade local oportunidades e preparação para 2014.

"O objetivo desse encontro é buscarmos a integração entre o município e o CGCopa, para que possamos trabalhar juntos e fazer que todo o investimento para a Copa seja um legado positivo para a comunidade municipal e para todo o Estado" afirmou o secretário do Esporte e Lazer Kalil Sehbe, que é também coordenador-geral do CGCopa.

Além do potencial turístico e cultura de Rio Grande, que realiza até o próximo dia a  Festa do Mar - maior celebração do gênero realizada na Região Sul do país - a infraestrutura e o desenvolvimento econômico foram apontados pelos coordenadores das Câmaras Temáticas do CGCopa e comunidade local como legados da Copa do Mundo. O advento da Copa traz aos Estados-sedes, como o RS, investimentos nas diversas áreas, como o Aeroporto da cidade, que receberá melhorias.

"Rio Grande com o crescimento do Polo Naval ganhou destaque a nível mundial e esperamos que, também possamos fazer parte desse cenário (Copa do Mundo no Brasil)", enfatizou o vice-prefeito de Rio Grande, Adinelson Troca. "Conseguimos estruturar uma relação importante com a candidatura de Rio Grande a nível regional, que integrada com cidades como Pelotas e Jaguarão, é parte da relação de fronteiras que trabalharão juntas em prol do desenvolvimento da Zona Sul do Estado", destacou o coordenador-executivo do CGCopa, Maurício Santos.

Participaram do encontro, o coordenador do Comitê local, Leonardo Salum, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, agentes de trânsito, guarda municipal, aeroporto, NHT linhas aéreas, rede hoteleira e outros segmentos. 

Esporte como Inclusão Social 

Ainda nesta quarta (05), Kalil  Sehbe explicou às autoridades da região Sul, como prefeitos e presidentes de entidades, a nova visão do esporte gaúcho com uma política de Estado para a área. O secretário salientou a promoção e a democratização dos convênios realizados pela Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs), órgão vinculado à SEL, que  no último ano ultrapassou a média de parcerias dos anos anteriores e contabilizou uma maior descentralização em todas as regiões do Estado. Kalil anunciou, ainda, a realização dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul(JIRGS), Campeonato Escolar do Rio Grande do Sul(CERGS, e o Campeonato Polar de Várzea, que, segundo o secretário "será o maior campeonato de várzea do mundo".

Texto/Fotos: Nathália Ely
Edição: Redação Secom (51)3210-4505

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...