.

.

Porto Alegre faz campanha de conscientização com mote da Copa do Mundo da FIFA

16/08/2011

Na sede de Porto Alegre, um movimento de conscientização para preparar a cidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014 ganha cada vez mais adeptos e será reforçado por campanhas de TV locais que entram no ar esta semana. O objetivo é pontuar o marco de 2014 para promover a adoção de atitudes cotidianas sustentáveis e a formação de uma nova perspectiva de cidadania para uma população estimada em 1 milhão e 400 mil pessoas.

Chamado de “Eu Curto. Eu Cuido”, o movimento promove ações de cidadania atreladas a medidas de melhorias públicas e qualificação de serviços. Um exemplo é a coleta automatizada de lixo domiciliar, que está sendo adotada nos bairros mais populosos. Os moradores são incentivados a colocar o lixo no local disponibilizado para coleta, reduzindo impactos ambientais. O mesmo acontece com a revitalização das calçadas: ao mesmo tempo em que são feitas as obras, os moradores são conscientizados a cuidar dos espaços públicos.

Segundo os criadores do movimento, a proposta da linguagem universal “Eu Curto” reflete a diversidade do público a ser atingido. O termo é utilizado por diferentes gerações e ganhou apelo nas redes sociais, onde o movimento vem sendo disseminado. É estimulada a participação da população sobre decisões acerca do município, como a aplicação de orçamentos. A educação das crianças e jovens também é considerada um passo primordial para a conscientização. A campanha é adotada em cerca de 90 escolas municipais.

Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, “a Copa do Mundo da FIFA tem um poder mobilizador não somente dentro das quatro linhas mas sobretudo na população, transformando a infraestrutura urbana, além de fortalecer a autoestima do cidadão e estimular o cuidado com a cidade". Neste contexto, o prefeito explica a proposta da campanha: "Com esse ideal de transformação, poderemos melhorar o dia a dia do município e prepará-lo para 2014. Tudo isso embalado pela emoção, especialmente em um povo que vive o futebol com a máxima intensidade que ele pode proporcionar”, disse .

FIFA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...