.

.

Pontapé inicial para a Copa de 2014 no Rio Grande do Sul

Para mais informações e inscrições os interessados podem contatar a Central de Relacionamento do Sebrae/RS (0800 570 0800)

Sebrae/RS promove seminário para apresentar projetos de qualificação dos pequenos negócios gaúchos visando o maior evento do futebol mundial

Da Redação

Porto Alegre - Apresentar os projetos do Sebrae/RS que visam a qualificação das micro e pequenas empresas gaúchas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Este é o tema principal do Seminário Oportunidades para 2014, que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul promove na próxima quarta-feira, dia 29, das 13h às 19h, no Centro de Eventos do Sport Club Internacional, na Avenida Padre Cacique, 891, em Porto Alegre. O evento também irá abrir um canal de debates sobre o maior evento do futebol mundial, com a presença de organizadores da última edição da competição, em 2010, na África do Sul, jornalistas esportivos e o secretário municipal da Copa em Porto Alegre, João Bosco Vaz.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, que fará a abertura do seminário, salienta que "este evento é mais uma demonstração da força com que a entidade está se inserindo na identificação e no aproveitamento das oportunidades que a Copa do Mundo no Brasil vai viabilizar aos pequenos negócios". Ele lembra que as micro e pequenas empresas gaúchas "devem estar preparadas para as possibilidades de negócios que serão criadas antes, durante e após o evento esportivo". Vitor Koch enfatiza, ainda, que "além de capacitar os gestores das MPEs, estamos preocupados em articular, junto às grandes corporações, a inserção das pequenas empresas nas principais cadeias produtivas".

Recentemente, o Sebrae Nacional apresentou um Mapa de Oportunidades em quatro setores da economia e lançou um programa de capacitação e desenvolvimento. Construção civil, tecnologia da informação, turismo e produção associada ao turismo. Esses quatro setores da economia oferecem 448 oportunidades de negócios para pequenas empresas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O mapeamento é uma das ações previstas no Programa Sebrae na Copa de 2014, que receberá, até 2013, investimentos de R$ 79,3 milhões. Os recursos serão aplicados em programas de consultoria, inovação e acesso a mercados, como o Sebrae Mais, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI) e Centrais de Negócios. Para atender à demanda, novas soluções também poderão ser criadas.

A experiência da África do Sul
Dois personagens que tiveram importante papel na organização da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, serão palestrantes no seminário promovido pelo Sebrae/RS no dia 29. Integrando o painel: Experiências da África do Sul - Legados da Copa do Mundo", Franco Jordaan, presidente da Associação de Turismo de Tshwane, município situado na província de Gauteng, no país sul-africano, irá abordar o tema "Hotéis, Bares e Restaurantes - Como o setor se preparou para a Copa do Mundo", em conferência que terá início às 15h.

Em seguida, o consultor e diretor de Marketing, Comunicação e Relações Públicas da FIFA WC 2010 na Província de KwaZulu-Natal, Claude Jerome Pretorius, ministrará a palestra " Marketing Regional - A importância das regiões criarem sua própria identidade".

Adiantando um tópico do que pretende falar no seminário do Sebrae/RS, Franco Jordaan salienta que "é importante as pequenas empresas se posicionaram com diferenciais neste evento, porque elas são diferentes das grande corporações e podem e devem oferecer coisas diferentes delas". Já Claude Pretorius alerta que "um dos principais pontos é preparar a população local, em cada cidade que vai sediar os jogos da Copa do Mundo, ensinando aos moradores a serem ótimos hospitaleiros".

A preparação e os desafios de Porto Alegre
Quem também estará participando do evento como palestrante, será o secretário da Copa do município de Porto Alegre, João Bosco Vaz, que mostrará, a partir das 14h, o planejamento da Capital gaúcha como cidade-sede da Copa.

Encerrando o evento, às 18h irá ocorrer a mesa redonda "Desafios de Porto Alegre para o Mundial", reunindo os jornalistas esportivos Luiz Zini Pires,
José Alberto Andrade, Luiz Carlos Reche e João Garcia, tendo como mediador o jornalista Tulio Milman.

As vagas para o Seminário Oportunidades para 2014 são limitadas. Para mais informações e inscrições os interessados podem contatar a Central de Relacionamento do Sebrae/RS, por meio do 0800 570 0800.

Programação do Seminário

13h - Credenciamento;

13h30min - Abertura - Presidente do Conselho Sebrae/RS - Vitor Augusto Koch;

14h - O Planejamento de Porto Alegre como cidade-sede da Copa - Secretário da Copa do Município de Porto Alegre - João Bosco Vaz;

15h - Painel: Experiências da África do Sul - Legados da Copa do Mundo:
Hotéis, Bares e Restaurantes - Como o setor se preparou para a Copa do Mundo - Franco Jordaan - Presidente da Associação de Turismo de Tshwane;

Marketing Regional - A importância das regiões criarem sua própria identidade - Claude Jerome Pretorius - Consultor, atuou como Diretor de Marketing, Comunicação e Relações Públicas da FIFA WC 2010 na Província de KwaZulu-Natal;

17h - Projeto Sebrae 2014 - Rodrigo Farina Mello - Gerente Setorial do Comércio e Serviços do Sebrae/RS;

17h30min - Intervalo;

18h - Mesa redonda - Desafios de Porto Alegre para o Mundial;

Jornalistas convidados:
Luiz Zini Pires
José Alberto Andrade
Luiz Carlos Reche
João Garcia
Mediador: Tulio Milman

19h - Coquetel de Encerramento

Serviço:
Site www.sebrae-rs.com.br/asn
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165/5182
Central de Relacionamento Sebrae/RS - 0800 570 0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...