.

.

Beira-Rio, CTS e COTs na pauta da Câmara de Infraestrutura Esportiva

Foto: Divulgação/Secopa
10/06/2011
O projeto de modernização do estádio Beira-Rio, sede de jogos da Copa, e a avaliação dos Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) e dos Campos Oficiais de Treinamento (COTs) foi pauta da primeira reunião da Câmara Temática de Infraestrutura Esportiva hoje, 10, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Coordenada pelo secretário adjunto da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa), José Mocellin, e o representante do governo do Estado, Ricardo Nunes, a Câmara reúne entidades da sociedade civil e tem entre suas atribuições gerenciar o plano de operação e questões de infraestrutura do estádio e seu entorno, como acessos viários, energia e Tecnologia da Informação durante a Copa, além dos CTS e os COTs. “O objetivo é trazer idéias da comunidade para o aprimoramento do trabalho da Secopa”, explicou Mocellin.

O diretor de patrimônio do Internacional, Hélio Giaretta, fez uma atualização do andamento das obras no Beira-Rio, enfocando projetos na área de meio ambiente e sustentabilidade, e esclareceu dúvidas dos integrantes da Câmara sobre questões como plano emergencial contra incêndio e posicionamento de imprensa no estádio durante a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, em 2013. "É importante ressaltar a preocupação com a infraestrutura para o envio de imagens dos profissionais de imprensa", frisou o presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos do RS (Arfoc), Itamar Aguiar.

O arquiteto da Arena, empresa contratada pela Fifa, Airton Giachini, explicou como a Fifa está avaliando os CTS e COTs, além do estádio dos jogos, e ressaltou que a Capital deu um passo importante em sua preparação para a Copa com a instalação das câmaras temáticas. “Porto Alegre é uma das únicas sedes que já tem toda sua programação montada com as câmaras temáticas. Por isso, achamos que será uma das melhores sedes da Copa”, afirmou. Conforme Giachini, o Comitê Organizador Local (COL) poderá dar suporte para a Câmara de Infraestrutura Esportiva quando necessário.

Integram o grupo de trabalho universidades, associações, federações e associações, entidades e sindicatos nas áreas de esporte, imprensa e construção civil do Estado, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), além do Sport Club Internacional. A Câmara deverá ter reuniões mensais. O encontro contou com as presenças do o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa, Carlos Eugênio Simon.

Secopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...