![]() |
| Kalil Sehbe, o novo responsável pela Copa no Rio Grande do Sul (crédito: Divulgação) |
Alexandre de Santi - Porto Alegre
Tarso Genro e Kalil Sehbe querem fortalecer polícias para 2014
A partir de 1º de janeiro, a preparação para a Copa de 2014 no Rio Grande do Sul deve ganhar reforço na área da segurança. O governador eleito Tarso Genro garantiu ao futuro secretário de Esportes e Lazer, Kalil Sehbe, que vai se envolver pessoalmente com a preparação das polícias gaúchas para o Mundial.
Sehbe assumirá as funções da atual Secretaria Extraordinária da Copa 2014, comandada por Eduardo Antonini, que será extinta por Tarso. Sehbe será uma espécie de gerente dos projetos e relações públicas do Estado, atuando com a missão de integrar diversas secretarias e acionando demais órgãos públicos, municipais e federais para concluir os planos. “Vamos trabalhar de forma transversal, com coalizão, integrando as outras secretarias para cumprir as exigências da Fifa”, explica o futuro secretário.
Além da segurança, o atual deputado estadual do PDT, que concorreu a uma vaga de deputado federal, mas não foi eleito, citou a mobilidade urbana como um dos grandes desafios de Porto Alegre para 2014. Para ele, garantir investimentos para o aeroporto Salgado Filho (que está ampliando a pista de pouso e descolagens) está no topo da lista. Mas Sehbe evitou mencionar novos projetos para a cidade. “Sugestões e ideias nós temos bastante. Agora precisamos operacionalizar. Temos que tirar muitas coisas do papel”, alertou.
Escola da Copa
A pasta também terá a missão de preparar os gaúchos para o evento. Como a maioria das grandes obras já estão em andamento, Sehbe acredita que a população precisa começar a entrar no clima de Copa. O secretário pretender dar atenção para cursos de qualificação a prestadores de serviço. Mais do que dar noções de línguas entrangeiras, por exemplo, os cursos terão a missão de sensibilizar a população para a participação na copa. “Vamos criar algo como uma Escola da Copa. Vou fazer com que todos vivam Copa do Mundo. Porto Alegre tem que ser a melhor cidade-sede”, disse Sehbe.
O novo secretário começou a carreira política como vereador em Caxias do Sul. Em 1997, chegou ao seu primeiro mandato como deputado estadual. Atualmente, está no final do seu quarto mandato. Em 2003, Sehbe assumiu a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Na área do esporte, já foi dirigente do Esporte Clube Juventude e jogou nas seleções gaúcha e brasileira de handebol, além de ter presidido a federação regional de handebol. Aos 49 anos, é formado em Administração com mestrado em Ciências Sociais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário