.

.

Porto Alegre forma primeira turma qualificada para Copa de 2014

JC - Notícia da edição impressa de 17/12/2010

A primeira turma do projeto Bem Receber Copa 2014, que visa à qualificação de profissionais do turismo através da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, foi formada na tarde desta quinta-feira na sede do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa). A Capital, que está entre as cidades-sede do evento, encabeça o ranking do projeto do Ministério do Turismo (MTur), com o menor índice de evasão do País. Dos 397 profissionais do Estado que ingressaram, 321 concluíram o curso e estão melhor preparados para receber os visitantes que chegarão daqui a quatro anos.


O secretário municipal de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, ressalta o pioneirismo da cidade no quesito capacitação, em uma ação que envolve as 12 cidades que receberão a competição. "Esse é o primeiro grande movimento de qualificação da Copa", afirma. Com recursos do MTur, o Bem Receber é agente de um dos quatro eixos de atuação a fim de preparar o País para a enxurrada de turistas que circularão em terras brasileiras em 2014. Somente na primeira fase, que deve ser concluída até o fim de dezembro, 4,5 mil trabalhadores de hotéis, entre mensageiros, gerentes, recepcionistas, governantas e capitães-porteiros, devem finalizar o curso, efetuado na modalidade de ensino a distância.


A realização da qualificação foi uma parceria entre Mtur, Secretaria Municipal de Porto Alegre (Smtur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e o Sindpoa e chegou a 21 hotéis do Rio Grande do Sul. Mesmo sem prazo definido para dar a largada ao segundo grupo, a coordenadora do projeto, Janaína Baggio, comemora o sucesso da primeira edição. "Estamos desde julho trabalhando com essa turma e foi maravilhoso", diz. O presidente do Sindpoa, José de Jesus Santos, acrescenta que já existem profissionais aguardando para se qualificar. "Há uma lista de espera de cerca de 400 pessoas para fazer o curso", destaca. "Estamos muito felizes, porque isso visa não somente à Copa, mas a eventos que a precedem e que serão um teste", completa Santos, em referência ao World Masters Athletics, que acontece na Capital em 2013 e deve atrair um volume de 14 mil pessoas à cidade.


O secretário de Turismo celebrou a formação da turma lembrando que a Copa é o grande mote que reúne profissionais, iniciativa pública e privada trabalhando em harmonia. "Temos um legado material, mas também um imaterial, que é a imagem que vamos deixar para o resto do mundo e para as pessoas, e a qualificação é isso", disse aos recém-formados.



Educação a Distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...