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Setor do turismo terá grandes oportunidades de negócio na Copa de 2014


Para o consultor da FGV, janela temporal de oportunidade já começou, mas é preciso se adequar às exigências da Fifa

Da Redação

São Paulo - Qual é a chance de contratação de uma micro ou pequena empresa na Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil? Se depender do Sebrae, os pequenos negócios também irão participar da festa. Um mapeamento e um estudo das oportunidades estão sendo feitos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), focando em três momentos: pré-evento, durante o evento e pós-evento.

Os trabalhos vão subsidiar as ações e projetos que vão integrar o Programa Sebrae Copa 2014, a ser implementado nas doze cidades-sede do megaevento esportivo e suas regiões, a partir deste ano. O Sebrae vai investir, até 2012, R$ 36 milhões em ações para preparar as MPE para a Copa. Junto com recursos de parceiros, op total chega a R$ 50 milhões. Até o final do ano, a FGV deverá ter concluído o mapeamento de todos os setores envolvidos no evento.

Oportunidades

Segundo o consultor Luiz Gustavo Barboza, da Fundação Getúlio Vargas, em alguns setores as pequenas empresas terão poucas oportunidades, como a construção civil. Por outro lado, há setores em que as chances são muito grandes.

"O turismo é um dos segmentos que mais abriga oportunidades para os pequenos negócios durante a Copa. A pergunta que o empresário deve se fazer agora é: qual a janela do tempo para começar a trabalhar na preparação para a Copa? Na minha opinião, é agora", disse Barboza, que participou do painel "Encontro com as oportunidades de negócio para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016", durante o Abeta Summit 2010, em São Paulo.

Exigências

Segundo ele, é preciso lembrar que a Copa do Mundo é um evento que tem um dono: a Fifa. "Este dono tem regras e contratou uma empresa para fazer as contratações no país: a Match. Para participar é preciso respeitar as imposições deles."

Para entender melhor que tipo de exigências deverão ser feitas, o consultor dá como exemplo a contratação de transporte para deslocamento de uma seleção européia. "O ônibus levará jogadores que, somados, valem bilhões de euros. Para comparar, é mais fácil levá-los dentro de um carro forte, absolutamente blindado. Evidente que a Fifa terá grandes exigências para a contratação dessas empresas."

Turistas

O Brasil deverá receber 600 mil turistas estrangeiros durante os 30 dias da Copa. A África do Sul recebeu 300 mil turistas. "Eram esperados 500 mil na África, mas felizmente isso não aconteceu. O país entraria em colapso", disse Israel Waligora, diretor da Ambiental Expedições, uma das empresas brasileiras que operaram na África do Sul.

Luiz Gustavo Barboza diz que as negociações com as empresas já começaram. Segundo ele, a Match já tem fechado contratos com várias empresas no setor hoteleiro, bloqueando totalmente hotéis em algumas cidades. "Os fornecedores desses hotéis, os receptivos, precisam estar atentos e começar a oferecer as oportunidades na cadeia."

Agência Sebrae de Notícias/RS

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