.

.

Copa 2014 - Obras da Matriz de Responsabilidades - Porto Alegre, Rio Grande do Sul


Com objetivo de definir as responsabilidades para execução das medidas conjuntas e projetos imprescindíveis para a realização da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014 foi criada a "Matriz de Responsabilidades".

A Matriz de Responsabilidades, foi assinada em 13 de janeiro de 2010 pelos governos federal, Estadual do Rio Grande do Sul e Municipal de Porto Alegre. Recebeu um termo Aditivo em 29 de abril de 2010, organizando as ações em 10 projetos de mobilidade urbana.

1. A duplicação da Rua Voluntários da Pátria tem como objetivo melhorar o acesso ao centro da Cidade.

A Duplicação da Rua Voluntários da Pátria entre a Rua da Conceição (sul) e a Avenida Sertório (norte), numa extensão de aproximadamente 3,5 km, transformando-a em avenida com pista dupla, com três faixas em cada sentido, faixa preferencial para circulação de ônibus, ciclovia, canteiro central e passeios laterais, seguindo o gravame instituído pelo Plano Diretor da Cidade e mantido nos subseqüentes, contando com mobiliário urbano e construção de terminal de ônibus junto à estação São Pedro da TRENSURB.


Trata-se de um eixo estruturado do sistema viário da cidade que virá facilitar a comunicação entre a Zona Norte e o Centro de Porto Alegre, impulsionando o desenvolvimento e a revitalização do Quarto Distrito e do bairro Humaitá. Com a construção da Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do complexo de edificações circunstante, a abertura da BRS-448 e a construção da 2ª ponte sobre o Lago Guaíba, a duplicação da Rua Voluntários da Pátria mostra-se fundamental para a trafegabilidade local e escoamento do fluxo de veículos, distribuindo-o na malha urbana porto-alegrense.

Em relação ao Complexo Beira-Rio, é importante via de ligação para aqueles visitantes oriundos da Região Metropolitana Norte e do Aeroporto Internacional Salgado Filho que, através da rua Voluntários da Pátria,acessam as avenidas Mauá e Edvaldo Pereira Paiva e, a partir daí, diretamente ao estádio.

2. Avenida Severo Dullius.

Esta tem como objetivo melhorar e qualificar o acesso entre a Avenida Assis Brasil e o Aeroporto Internacional Salgado Filho.
O projeto consiste em fazer prolongamento da Avenida Severo Dullius, na Zona Norte de Porto Alegre, desde a existente Avenida Dique até a Avenida Assis Brasil, numa extensão de aproximadamente 2 km, contando com três pistas em cada sentido, canteiro central, passeios laterais, iluminação e mobiliário urbano.

A obra permitirá uma rápida ligação entre a região do Aeroporto Internacional Salgado Filho à Zona Nordeste de Porto Alegre e com as cidades de Cachoeirinha e Gravataí, através do franco acesso à Avenida Assis Brasil, sendo fundamental para a complementação do plano de circulação viária da região.

Além disso, tem importância fundamental em relação à ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
3. A duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Esta tem como objetivo melhorar o acesso à zona sul da cidade, que interligada às avenidas Diário de Notícias, Icaraí, Cel. Massot, Tronco e outras, trará uma melhor qualificação para o sistema viário sul da Capital. As obras de duplicação correspondem ao trecho entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias.

4. O Projeto de Monitoramento dos Corredores das Avenidas Tronco, Padre Cacique e Terceira Perimetral, consiste na implantação sistema de monitoramento em tempo real, através de dispositivos embarcados, paradas inteligentes, sistema de controle semafórico adaptativo, sistemas de telecomunicações, centro de comunicações e processamento e centro de controle operacional, com o objetivo de qualificar e otimizar a operação do sistema de transporte coletivo.
5. Terceira Perimetral.

Esta tem como objetivo melhorar o tráfego de veículos ao longo desta via. A via é um importante pólo hoteleiro, pois dá acesso direto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, à Avenida Castelo Branco e BR/290, pontos de saída da Cidade. A Prefeitura apresenta a proposta da implantação de cinco Viadutos, estrategicamente posicionados, a fim de agilizar o trânsito ao longo desta via. Estão posicionados:

1 - Viaduto da 3ª Perimetral (Aparício Borges) X Av. Bento Gonçalves;
2 - Viaduto da 3ª Perimetral ( Carlos Gomes) X Av. Plínio Brasil Milano;
3 - Viaduto da 3ª Perimetral (Dom Pedro II) X Av. Anita Garibaldi;
4 - Viaduto da 3ª Perimetral (Dom Pedro II) X Av. Cristóvão Colombo;
5 - Viaduto da 3ª Perimetral (Ceará) X Av. Farrapos.
As cinco obras previstas permitirão a melhoria do tráfego na Avenida Terceira Perimetral e nas vias transversais, reduzindo ou mesmo eliminando congestionamentos hoje ocorrentes tanto ao longo da Terceira
Perimetral quanto nas vias que lhes são transversais.

6. A duplicação da Avenida Tronco.

As obras serão necessárias para abertura de avenida com extensão de 3,4 km, ligando a confluência das avenidas Icaraí e Chuí àquela das ruas Professor Clemente Pinto e Mariano de Matos, das avenidas Carlos Barbosa e Niterói e o prolongamento previsto da Avenida Gastão Hassloscher Mazeron, com três pistas em cada sentido, faixa preferencial de ônibus, incluindo rótulas e intersecções e contando com mobiliário urbano e iluminação.
Trata-se de um eixo estruturador do sistema viário da cidade, facilitando o trânsito entre os bairros Cristal e Tristeza e a Zona Sul com as vias que conectam com as zonas Norte, Nordeste e Leste da cidade, bem como alternativa de ligação da Zona Sul ao Centro da cidade. A avenida comporá o anel viário em torno do Estádio Gigante da Beira-Rio, juntamente com as avenidas Gastão Hassloscher Mazeron, Érico Veríssimo,Aureliano de Figueiredo Pinto, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique e Chuí, facilitando o acesso ao estádio, bem como o desvio do tráfego das zonas adjacentes, notadamente nos dias de jogos.
7. O Complexo da Rodoviária contempla a execução de um viaduto ligando a Avenida Júlio de Castilhos à Castelo branco, a instalação de uma parada de ônibus no canteiro central em frente à Rodoviária, na saída do túnel da Conceição e nas Avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria.

Descrição: Construção de passagem de nível ligando as avenidas Júlio de Castilhos e Presidente Castelo Branco, na região central da cidade, e construção de estação de ônibus junto ao canteiro central da rua da Conceição.
Justificativa: As obras, que complementam a Primeira Avenida Perimetral, solucionarão o conflito de fluxo entre veículos particulares e transporte público existente nas proximidades da Estação Rodoviária de Porto Alegre, concorrendo para melhor trafegabilidade na região central da capital.
8. O Sistema de transporte de ônibus (BRT):

Esse sistema vai proporcionar mobilidade urbana rápida, confortável e com custo eficiente através da provisão de infra-estrutura segregada com prioridade de passagem para o transporte público. Esta independência do restante do tráfego permite maior velocidade, operação rápida e maior freqüência aos ônibus.
Para qualificar o sistema e torná-lo mais eficiente ao operador e ao usuário foram desenvolvidas pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a EPTC, ao longo das ultimas décadas, melhorias no sistema de transporte coletivo. Dentre estas melhorias pode-se citar a construção de corredores exclusivos de ônibus nas principais vias da cidade, bem como a implantação da bilhetagem eletrônica.

Estes esforços da Prefeitura de Porto Alegre em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação resultaram em um projeto de reestruturação do transporte coletivo do município denominado Portais da Cidade.
O Projeto Portais da Cidade visa aplicar os conceitos do Plano Diretor de Transporte de forma a estruturar o transporte coletivo da cidade através da implantação de sistemas BRT nos principais eixos de demandapor transporte da cidade. E, assim, estabelecer uma rede de transporte organizada, mais eficiente, com linhas troncais de BRT com veículos articulados, estações características, além de linhas alimentadoras por ônibus e microônibus com terminais de transbordo de passageiros que irão recuperar o centro da cidade além de fornecer um transporte mais qualificado à população.

O Desenho Conceitual do Projeto Portais da Cidade prevê a estruturação do sistema BRT em Porto Alegre em duas etapas. Para a Etapa 1 foram desenvolvidas alternativas considerando como base os corredores Av. Sertório, Av. Farrapos, Av. João Pessoa e Av. Borges de Medeiros, com a utilização dos Terminais Triangulo, Cairu, Azenha e Sul - Beira Rio. A figura a seguir ilustra as intervenções desta etapa.

Na Etapa 2 está prevista a estruturação dos corredores: Protásio Alves, Bento Gonçalves e Assis Brasil, para assim poder ampliar a rede de transporte do projeto Portais da Cidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Gestão/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...