Estrangeiros aprenderão russo para a Copa do Mundo 2018

© Sputnik/ Aleksandr Vilf

16/02/2017

O Instituto Estatal Pushkin de Língua Russa lançou o curso-online grátis para que os estrangeiros, que serão voluntários na Copa do Mundo 2018, possam aprender a língua russa.

Milhares de apreciadores do futebol de todas as partes do Mundo querem ser voluntários na Copa do Mundo 2018 que irá ocorrer na Rússia. Esperam que tenham a possibilidade de torcer pelas suas equipes e participar do grandioso evento.

O correspondente da Sputnik participou da conferência no Instituto Estatal Pushkin de Língua Russa, dedicada ao lançamento do programa da língua russa para voluntários estrangeiros.

Que conexão há entre futebol e línguas estrangeiras? Claro que é a Copa do Mundo 2018! Esportistas e fãs de todo o mundo se unem. Falta muito para a Copa do Mundo, mas os preparativos há muito tempo se iniciaram — 176 mil pessoas preencheram fichas de inscrição para participar do evento. Vale ressaltar que as fichas vieram de 190 países diferentes.

Expressando seu desejo de participar do campeonato, os voluntários perseguem vários alvos — fazer novos amigos, entender a cultura russa, aprender o idioma e, finalmente, descobrir "qual é a verdadeira cor da Praça Vermelha".

Cada um dos candidatos veio para Rússia com bagagens diferentes. Um espanhol, que desde pequeno se interessa pela cultura russa, é o orgulho de sua bela mulher russa, um francês que dá aulas de idioma em uma das escolas de Moscou, desde muito tempo aprecia com afinco o difícil idioma russo. Outra história interessante foi contada pelo voluntário do Peru, que se apaixonou pela Rússia ao conhecer a história do cosmonauta Yuri Gagarin pela televisão.

Conferência no Instituto Pushkin de Língua Russa com voluntários estrangeiros
© Foto: Aleksei Tikhomirov

A principal "frase russa em inglês"

O Instituto Estatal Pushkin de Língua Russa conta com "jovens alegres e divertidos" apontou a diretora Margarita Rusetskaya. E, claro, os participantes da conferência partilharam boa disposição e boas risadas, também graças à participação do famoso ator e humorista Sergei Belogolovtsev — um dos embaixadores da Copa do Mundo 2018 na Rússia.

"Infelizmente, o título de embaixador não permite assistir a todos os encontros da Copa do Mundo 2018. Pensei que, ao me tornar embaixador, tudo seria leve! Assistiu a todas as partidas! Mas não é bem assim", disse o ator, acrescentando que "sem dúvida alguma, para mim, esse título é uma grande alegria e orgulho. A minha alegria pode ser comparada com a de uma criança ao receber a proposta de participar deste evento. Essa oportunidade é única".

O ator partilhou sua experiência da viagem para a Copa do Mundo em Portugal, que, segundo ele, são memórias para a vida toda, uma festa alegre e comunicação inapreciável.
Sergei Belogolovtsev se dirigiu aos numerosos participantes estrangeiros do evento, fluentes em muitos idiomas, inclusive no idioma russo.

"Tenho inveja dos nossos convidados, que falam vários idiomas, pois a única coisa que lembro é ‘London is the capital of Great Britain' (Londres é a capital da Grã-Bretanha)", brincou.

"E a frase ‘Let me speak from my heart'? (Deixe-me falar com meu coração)", relembrou o visitante do Peru.

"Claro! Esta é a principal frase russa em inglesa", brinca o humorista. "Queria que a Copa do Mundo 2018 se tornasse o mais pacífico e amigável evento. Mas sejamos vigilantes! É claro que os voluntários treinarão seus músculos e estarão prontos para manter a ordem."

Voluntários de todo o mundo aprendem idioma russo no Instituto Pushkin de Língua Russa
© Foto: Aleksei Tikhomirov

O Instituto Estatal Pushkin de Língua Russa ensina russo para todo o mundo. Há políticos, empresários, e representantes da cultura que um dia foram estudantes da instituição de ensino russa. Desta vez, o instituto está repleto de voluntários.

Educação à distância será realizada no portal "Ensino em russo". Graças ao programa, os candidatos de qualquer país do mundo poderão aprender suas primeiras palavras em russo e aperfeiçoar seus conhecimentos em regime online até sua chegada à Rússia. O programa grátis especialmente elaborado para os estrangeiros foi lançado em 10 de fevereiro.

O primeiro campeonato mundial de futebol será realizado na Rússia a partir do dia 14 de junho até 15 de julho de 2018. As partidas serão realizadas em Moscou, Kaliningrado, São Petersburgo, Volgogrado, Kazan, Samara, Saransk, Rostov-no-Don, Sochi e Ekaterimburgo.

Fonte: Sputniknews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...