.

.

Copa 2018: Sorteio no dia 25 de julho definirá o caminho das seleções até a Rússia

Jérôme Valcke vai conduzir o sorteio para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 
(Foto: Maxim Zmeyev/Reuters)

10/07/2015

Evento da Fifa e São Petesburgo vai revelar confrontos das eliminatórias para a Copa

A Fifa vai promover o sorteio que definirá as eliminatórias no dia 25 de julho, em São Petesburgo, na Rússia. Cinco confederações estarão envolvidas no evento, e a única exceção será a Ásia, uma vez que a disputa por lá já começou. Assim, seleções de Europa, Oceania, África e das Américas saberão o caminho que terão que percorrer até o Mundial de 2018. O evento será conduzido pelo secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, e também decidirá como será o cruzamento entre confederações nas repescagens intercontinentais.

Europa

Com a Rússia já classificada, 52 seleções da Uefa serão divididas em sete grupos de seis equipes e outros dois de cinco, com o sorteio baseado no ranking da Fifa. A disputa ocorre entre 4 de setembro de 2016 e 10 de outubro de 2017, e os vencedores das nove chaves vão direto para a Rússia. Os oito melhores vices disputam quatro vagas restantes na repescagem.

América do Sul

O método aqui é o mais simples. As 10 seleções da Conmebol se enfrentam em jogos de ida e volta, e as quatro melhores estarão na Rússia. A quinta vai para a repescagem. O sorteio servirá apenas para definir a ordem dos confrontos.

América do Norte e Central

Jamaica e Haiti esperam 10 equipes na terceira fase, na qual as seleções vão se enfrentar em seis jogos de ida e volta entre 31 de agosto e 8 de setembro. Os vencedores de cada confronto encontram Costa Rica, México, EUA, Honduras, Panamá e Trinidad e Tobago na quarta fase. As 12 seleções serão divididas em quatro grupos, sendo que os dois melhores avançam para a fase final, que definirá as vagas do continente. 

Oceania

Samoa Americana, Ilhas Cook, Samoa e Tonga fazem um torneio particular para ver quem enfrenta as outras sete seleções do continente. Em seguida, as equipes se enfrentam em dois grupos de quatro, as duas melhores passam para as semifinais, e a campeã vai à repescagem com seleção de outro continente.

África

Com Zimbábue punido pela Fifa, 53 das 54 seleções da OFC disputarão as cinco vagas destinadas aos países do continente. Os 26 times de pior ranking entram na primeira fase, sendo que 13 avançam. Eles se juntam aos outros 27, em busca dos 20 lugares na fase final, que será dividida em cinco grupos de quatro equipes, e os líderes vão à Copa do Mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...