.

.

SSP FINALIZA AJUSTES PARA UTILIZAÇÃO DE RECONHECIMENTO FACIAL DURANTE A COPA AMÉRICA

Autoridades se reuniram na sala de gestão da SSP - Foto: Matheus Dias / SSP
29/05/2019

Por Lurdinha Matos/SSP

Um banco de dados com cerca de 8 milhões de cidadãos cadastrados. A reunião desta terça-feira (28), para finalizar os ajustes que permitam colocar em atividade a tecnologia de reconhecimento facial para a Copa América, definiu os últimos detalhes sobre as fontes disponíveis e atualizações.

O secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, enfatizou a importância do trabalho integrado como legado para além da Copa América. “A percepção é de que a integração se dá de maneira muito acentuada pelas instituições. Já o potencial de sistema que temos a explorar ainda requer evolução. Acredito que nossa missão aqui é utilizar nossa integração para superar e aprimorar as questões técnicas”.

Foram diagnosticadas três alternativas para o reconhecimento facial e as equipes técnicas da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) realizaram um estudo para a convergência entre as tecnologias existentes. Desta forma, todos os agentes envolvidos terão acesso aos dados atualizados – não apenas dos foragidos, como também a base dos cidadãos cadastrados no banco de dados do Estado.

No encontro, foi acertado que os órgãos envolvidos darão a SSP um parecer quanto ao modelo de termo de cooperação técnica, apresentado na última reunião, para que a secretaria possa dar andamento na consolidação do documento. Com todas as informações em mãos, o termo final será redigido e a expectativa é de que nos próximos dias um projeto piloto passe a ser testado.

O termo de cooperação técnica terá validade de 90 dias e a base de dados será atualizada diariamente. O objetivo deste convênio é aprimorar a integração do Estado e criar uma alternativa permanente para o uso do reconhecimento facial.

Identificação de torcedores violentos

Também dentro dos preparativos para a competição internacional em Porto Alegre, o Escritório da Copa América recebeu, na última semana, uma lista com cerca de 2 mil torcedores argentinos com histórico de violência, conhecidos como barra bravas. Com isso, a SSP já conta com uma lista com mais de 4 mil estrangeiros com esse perfil. Os dados foram enviados pelo Ministério das Relações Exteriores e estão com o Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp).

A expectativa é de que o Estado permaneça recebendo essas informações do governo federal. O planejamento com a Conmebol prevê a possibilidade de instalação de câmeras de reconhecimento facial nas catracas de acesso. Diferentemente do convênio estadual, que está em fase final, as tratativas para essa instalação específica nos pontos de acesso do estádio ainda está em etapa de estudo.

Mesmo sem essa definição, a posse antecipada desses dados sobre estrangeiros é uma importante ferramenta que permite ao Estado criar estratégias para monitorar a permanência deles no RS durante a competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...