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POR QUE A COPA DO MUNDO DE 2018 PERTENCEU À NIKE



21/07/2018  

Há tantos olhos assistindo a Copa do Mundo que, quando se trata de branding, não há perdedores. Algumas marcas, no entanto, ganham mais do que outras – a adidas entrou no torneio como patrocinadora oficial da FIFA, mas foi a Nike que saiu como o czar da Rússia 2018.

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a adidas ficou no topo. Não só os finalistas, Alemanha e Argentina vestiram as Três Listras, mas também o vencedor da Bola de Ouro (Lionel Messi), a Bota de Ouro (James Rodriguez), o Gol do Torneio (também James) e a Luva de Ouro (Manuel Neuer) foram concedidos a atletas adidas. Na Rússia, no entanto, os papéis foram invertidos, com a Nike dominando os últimos estágios do torneio em particular.

Pela primeira vez em sua história, a Nike forneceu os kits para os dois finalistas, França e Croácia. Além disso, a Inglaterra desafiou todas as expectativas e chegou às semifinais, o que significa que três das quatro equipes no final da competição usaram kits da marca. O sucesso da Nike na frente de vestuário foi preordenado desde o lançamento da camisa da Nigéria, que quebrou a internet, e assim foi. (Pelo menos em termos de exposição: até o momento, os números de vendas ainda não foram revelados por nenhuma das marcas representadas no torneio.)

São os jogadores dentro dos kits que mais importam, é claro, e foi aqui que a Nike realmente flexionou seus músculos. Mais de 65% dos jogadores da Rússia usavam chuteiras da Nike, marcando 100 gols. O mais importante de todos, Beaverton dominou os prêmios de final de torneio, com a Bola de Ouro (Luka Modric), Bota de Ouro (Harry Kane), Luva de Ouro (Thibaut Courtois) e Melhor Jogador Jovem (Kylian Mbappé) todos atletas da Nike.

A explosão de Mbappé no cenário mundial é o que mais animará os profissionais de marketing da Nike. Se o adolescente francês já era um grande nome indo para a Rússia, ele deixou o torneio uma super-estrela. Nas quartas-de-final entre a França e a Argentina, Mbappé ofuscou de forma abrangente o grande Messi, no que muitos consideravam uma passagem simbólica do bastão, o aprendiz se tornando o mestre.

Tal conversa pode ser prematura, mas agora parece óbvio que a operação de futebol da Nike acontece assim que Cristiano Ronaldo (outro atleta da Nike que desfruta de um torneio decente) começa a encerrar sua carreira. Mesmo aos 33 anos, Ronaldo ainda tem bastante gasolina no tanque, mas tendo deixado o Real Madrid para a Juventus, pode-se argumentar que o único caminho é para baixo. A Juve ainda é um clube de primeira linha, é claro, mas não está no mesmo nível que o 13 vezes campeão europeu de Madri.

Com seu sorriso sedutor e personalidade amável, Mbappé, o jovem dos arranha-céus de Bondy, no nordeste de Paris, parece preparado para assumir o papel de novo  garoto-propaganda da Nike (embora Neymar tenha algo a dizer sobre isso).

A Adidas, por sua vez, ficará desapontada com as atuações de Messi, mas vai se animar com Paul Pogba, que assinou contrato de 10 anos no valor de $ 44 milhões. 2016. O meia-campista do Manchester United, que é muito grande, era um artista de destaque na Rússia e, finalmente, parece pronto para realizar seu potencial inquestionável

Uma menção adicional deve ser reservada para a PUMA, que, apesar de não contar com alguns de seus maiores times na Rússia (Itália, Costa do Marfim), teve muita exposição pela forte campanha do Uruguai e pelo desempenho do atacante francês Antoine Griezmann. Hummel também será impulsionado pela progressão da Dinamarca na fase de grupos, enquanto o Peru, apesar de não ter conseguido passar da primeira rodada, ganhou muitos admiradores por suas performances com raça e sua  icônica camisa vermelha, sem dúvida resultando na mudança da Umbro. algumas camisas de réplica.

Ainda assim, é a Nike que levou os espólios na Rússia, o que significa que a adidas tem que esperar mais quatro anos até a Copa do Mundo no Qatar antes de ter a chance de enfrentar a arena global com seu arqui-inimigo mais uma vez. Quem será o homem principal da marca alemã em 2024 não é exatamente claro, mas com a Mbappé ligadO a um contrato de longo prazo na Nike, É melhor a adidas se movimentar bem.

Fonte: Portal RAP+

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