.

.

MUNDIAL 2018: GUIA ESSENCIAL PARA UMA VIAGEM SEGURA À RÚSSIA



18/04/2018

Se estiver a pensar em acompanhar Cristiano Ronaldo e companhia, conheça aqui o essencial para uma viagem segura.

A seleção nacional vai jogar o campeonato do Mundo de futebol 2018, na Rússia. A competição realiza-se entre 14 de junho e 15 de julho, e a equipa das quinas vai jogar, pelo menos, com Espanha, em Sochi, com Marrocos, em Moscovo, e com Irão, em Saransk. Por isso, se estiver a pensar em acompanhar Cristiano Ronaldo e companhia, conheça aqui o essencial para uma viagem segura. Afinal, estamos a falar de um país fora da União Europeia e com uma língua nada familiar.

1. A viagem, estadia e bilhetes

Dado o elevado interesse que um mundial de futebol provoca, considere comprar o bilhete da viagem com a maior antecedência possível. Dificilmente conseguirá bilhete de ida e volta por menos de 400 euros. Se comprar o bilhete durante a realização do mundial, esse valor pode aumentar brutalmente.

Quanto à estadia nas principais cidades russas, saiba que embora o rublo seja uma moeda muito desvalorizada face ao euro, não deverá encontrar um hotel cujo valor diário seja inferior a 40 euros, mesmo num local bastante económico. O melhor é marcar a sua estadia com antecedência, para evitar ser prejudicado pelo aumento da procura durante o mês em que decorre a prova da FIFA.

Sobre os bilhetes para o maior evento de futebol do mundo, saiba que esta quarta-feira, 18, o processo de venda entra na terceira e última fase, que vai até 15 de julho. O melhor é apressar-se estes são os últimos bilhetes disponíveis, cujos preços oscilam entre os 85 e os 900 euros (dada a mudança de fase na bilheteira, os valores poderão ser atualizados).

2. Passaporte

Para entrar na Rússia, além do passaporte, é necessário obter um visto junto dos serviços consulares russos antes da viagem, pois não é possível obter uma autorização de permanência no país à chegada. O visto deve ser válido até 6 meses após a data prevista de regresso da Rússia. Contudo, no caso dos estrangeiros que cheguem ao país para assistir aos jogos do Mundial, durante o período da prova, não terão de ter um visto.

Entre os dias 14 de junho e 15 de julho, a entrada e permanência nas cidades anfitriãs da competição da FIFA (Moscovo, São Petersburgo, Sóchi, Kazan, Ecaterimburgo, Kaliningrado, Nizhny Novgorod, Rostov do Don, Samara, Saransk, Volgogrado), para os adeptos com bilhetes para os jogos da prova, efetua-se sem vistos.

Para usufruir deste regime, o visitante deverá ser portador do passaporte nacional válido para viagens ao estrangeiro, e também do cartão de adepto (FAN ID), emitido após o bilhete para o jogo ser adquirido. O FAN ID emite-se só uma vez e é válido durante os jogos do Mundial. Esse documento não substitui o bilhete para o jogo e deve ser apresentado na entrada do estádio também.

Desde 10 dias antes do Mundial 2018 começar, até 10 dias depois do fim da prova, o FAN ID pode ser utilizado mais do que uma vez para entrar na Rússia.

Se for à Rússia em tempo de Mundial, mas não for assistir a jogos do Mundial nos estádios, saiba que ao aterrar em solo russo, continuará a ter de preencher um formulário de imigração, habitualmente distribuído durante o voo, e entregá-lo às autoridades fronteiriças no aeroporto. Não se esqueça de guardar o duplicado desse documento – terá de o entregar quando regressar a Portugal.

Chegado à Rússia, tem sete dias para registar a sua estada na delegação local do Serviço Federal de Migrações. Basta apresentar o passaporte e o duplicado da ficha para a imigração (por norma os hotéis assumem esta responsabilidade, cujo registo tem um custo que vai desde os cerca de 0,03 euros aos 2,70 euros por dia).

Nota: Entre 1 de junho a 12 de julho de 2018, por causa do Mundial e das medidas de segurança apertadas que o evento exige, todos os estrangeiros que cheguem a Moscovo, São Petersburgo, Kazan e Sochi estão obrigados a registarem-se no Ministério do Interior da Rússia, num prazo das primeiras 24 horas no país. Não obstante, o hotel ou outro local de alojamento onde vai ficar deverá assumir a responsabilidade deste registo – mas não se esqueça de verificar tudo. A Rússia é um país bastante burocrático, cujas normas e regras para o turismo são bastante apertadas.

Não se esqueça ainda de levar cartão de crédito. Embora o país anfitrião do mundial de 2018 tenha caixas multibanco, principalmente, em Moscovo e São Petersburgo, as taxas de câmbio podem muito elevadas. A grande maioria dos hotéis e restaurantes aceitam cartões de crédito, contudo. No caso de transportar dinheiro em numerário, saiba que as casas de câmbio apenas trocam euros ou dólares, se as notas estiverem perfeitamente conservadas.

3. Riscos desnecessários

Na Rússia para acompanhar a seleção nacional, tome em consideração reforçar a sua atenção ao país onde está. Atualmente, a Rússia vive conflitos internos, sobretudo junto à fronteira com a Ucrânia. Contudo, o jogo de Portugal durante a fase de grupos mais próximo dessa zona é em Sochi, a mais de mil quilómetros de distância da fronteira com Ucrânia. E o Campeonato do Mundo de Futebol irá obrigar a um reforço da segurança. Mesmo considere:

a) redobrar a vigilância em espaços públicos, incluindo nos meios de transporte;

b) Atenção às mensagens oficiais sobre segurança por parte das autoridades russas. Procure cumprir as recomendações oficiais;

c) Nunca se esqueça de andar com o seu documento de identificação. Saiba que na Rússia é obrigatório apresentar o documento de identificação sempre que é pedido pelas autoridades;

d) Atualmente, as autoridades russas desaconselham na região do Cáucaso Norte e junto de cidades como Rostov, Belgorod e Voronezh;

e) Evitar exibir objetos de valor. Transporte a mochila ou mala fechadas e guarde a carteira e os seus pertences em lugares seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...