Foto: FFF/AM, Amandine Henry
|
16/09/2016
Quando se pensa em Brasil e França e o assunto é futebol, logo se pensa em rivalidade e tradição. Jogos históricos como a final da Copa do Mundo de 1998 voltam à nossa memória. Mas, engana-se quem pensa que a tradição se limita ao futebol feminino. Brasil e França também são sinônimos de competitividade no futebol feminino. E, nesta sexta-feira (16), as equipes protagonizam um amistoso internacional às 16h, horário de Brasília (21h, horário local), no Stade des Alpes, em Grenoble.
Há quatro anos, as duas seleções fazem amistosos internacionais, sempre visando à preparação para a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos, apesar de terem se enfrentado apenas uma vez nessas competições: no Mundial de 2003, quando o jogo terminou 1 a 1. Em 2013, as equipes se enfrentaram por duas vezes e ficaram no empate em ambas as partidas (1 a 1 e 2 a 2). No ano seguinte, no primeiro jogo de Vadão sob o comando da seleção feminina, o confronto terminou num empate sem gols. No fim do mesmo ano, em Lyon, a Seleção Brasileira, desfalcada, perdeu por 2 a 0 para as donas da casa. No ano passado, o feito se repetiu e a seleção francesa saiu com o placar positivo de 2 a 1.
A seleção feminina participou de todas as edições de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, onde a Seleção Brasileira participou de todas as edições, conquistando duas medalhas de prata olímpicas (2004 e 2008) e um quarto lugar em 2016 e um vice-campeonato mundial (2007). Já a França disputou a Olimpíada de Londres, em 2012, quando ficou em quarto lugar, e os jogos deste ano, no Rio de Janeiro, que foi eliminado nas quartas de final.
Em Mundiais, a seleção francesa estiveram em 2015 e caíram nas quartas, em em 2011 - ficaram na quarta colocação -, e em 2003, na única vez em que Brasil e França se enfrentaram. Naquela ocasião, confronto pela fase de grupos terminou empatado em 1 a 1, com gol de Kátia Cilene para a Seleção, com o resultado as brasileiras avançaram, e as francesas foram eliminadas.
Para o amistoso desta sexta-feira, o técnico Vadão convocou a mesma base de atletas que ficaram em quarto lugar, nos Jogos do Rio 2016. Confira, abaixo, a lista completa de jogadoras convocadas para o confronto internacional.
Goleiras: Bárbara e Aline
Zagueiras: Mônica, Rafaelle, Bruna e Érika
Laterais: Tamires, Poliana, Camila e Rilany
Volantes: Thaisa, Formiga e Andressinha
Meias-atacantes e atacantes: Marta, Maurine, Juliete, Andressa Alves, Beatriz Zaneratto, Debinha e Raquel.
Grenoble é uma cidade da região Ródano-Alpes, fica a 545 quilômetros de Paris, possui três universidades e cerca de 60 mil estudantes de diversos países. O Stade des Alpes, local do amistoso, recebe partidas de futebol e rugby e tem capacidade para 20.068. A partida terá início às 16h, horário de Brasília.
Fonte: Vavel.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário