.

.

Fifa terá observadores antirracismo em eliminatórias da Copa 2018

Fifa vive sob temor de racismo na Copa que será disputada na Rússia
Foto: Arnd Wiegmann / Reuters

13/05/2015

A Fifa reforçará a luta contra o racismo no futebol com a presença de observadores antirracismo durante as partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, informou nesta terça-feira a entidade. A medida, que faz parte do novo sistema de vigilância da Fifa, foi apresentada no Estádio Wembley, em Londres, em uma cerimônia que contou com a presença do jogador marfinense Yayá Touré, do diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Fifa, Federico Addiechi, e do ex-árbitro inglês Howard Webb.

Com esse grupo de observadores, a Fifa procura complementar o trabalho dos árbitros e dos órgãos disciplinares, com o objetivo de otimizar os procedimentos legais e obter as provas necessárias para punir os infratores.

"A Fifa tem que trabalhar com os jogadores, com os meios de comunicação e com todas as pessoas envolvidas no futebol. Devemos controlar isso. Tenho muitos amigos africanos que jogam na Ucrânia e na Rússia, e essa é uma situação que os afeta muito. Temos que conseguir que isso mude", disse Touré, que foi vítima de músicas racistas em uma partida do Manchester City contra o CSKA Moscou na fase de grupos da atual edição da Liga dos Campeões .

"Sofremos muito com isso. Cada nova ação tomada pela Fifa é bem-vinda. Isso não acontece na Inglaterra, porque aqui o jogador é muito respeitado. Quero que meus amigos que jogam em outras partes do mundo me digam: 'Yayá, as coisas aqui mudaram'", explicou.

O novo sistema surgiu das recomendações da equipe de trabalho criada pela Fifa em 2013 para encontrar soluções concretas contra a discriminação no futebol. "Após o jogo, em um prazo máximo de 24 horas, o observador fará um relatório que será repassado ao Comitê Disciplinar da Fifa. No entanto, isso não será feito em partidas amistosas, só nas eliminatórias", disse Addiechi.


Confira planos de Luís Figo para a presidência da Fifa

"Sabemos que houve casos de discriminação no futebol russo ultimamente, mas é preciso diferenciar o que ocorre na Copa do Mundo e a liga local. Devemos apoiar a competição, reconhecer o problema e abordá-lo", acrescentou o diretor da Fifa.

"É preciso proteger os protagonistas deste esporte. Nós, os árbitros, devemos fazer com que tanto os jogadores como os torcedores tenham mais respeito. É importante que tenhamos mais apoio, já que muitas vezes não prestamos atenção no que ocorre fora do campo", disse Webb.

Além de Touré, Addiechi e Webb, também participou do evento o diretor-executivo da rede FARE, uma organização que luta contra discriminação racial no futebol, Piasse Powar.

Em breve, a Fifa publicará o "Guia de boas práticas em matéria de diversidade e luta contra a discriminação" para ajudar às associações em seus esforços para combater o racismo.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...