Crédito: Divulgação / CA2015 |
11/02/2015
Destino de turistas, cidade já foi palco de semifinal de Copa do Mundo
Viña del Mar é a cidade turística por excelência do Chile, com localização e clima privilegiados. Os treze balneários que possui transformam a “Cidade Jardim” no centro de veraneio do país.
Pertencente à região de Valparaíso, tem ainda grandes parques e áreas verdes, vida noturna agradável, além de um grande patrimônio arquitetônico herdado das primeiras famílias que povoaram a cidade no século XIX.
Viña del Mar, que conta com 331.400 habitantes e tem em junho uma temperatura média de 10º C, é ainda uma referência cultural do Chile. Em todo o verão ela é inserida no calendário artístico internacional com o “Festival de la Canción”, no qual se apresentam grandes estrelas do mundo da música.
A cidade abre as portas para a Copa América com seu maior e mais tradicional palco: a Quinta Vergara, onde será realizado o sorteio dos grupos do torneio de seleções mais antigo do mundo.
O ESTÁDIO
Crédito: Divulgação / CA2015 |
Graças à perfeita localização e as condições climáticas privilegiadas da área, o Sausalito tem um dos melhores campos de futebol do país , com um gramado que brilha ao longo de todo o ano.
Como boa parte dos estádios que serão sede da Copa América do Chile, o Sausalito teve um plano de remodelação para abrigar o torneio em melhores condições.
Com capacidade para 18 mil espectadores, ele tem uma beleza única por estar localizado entre colinas.
O Sausalito recebeu uma das semifinais da Copa do Mundo de 1962. Nesta partida, a Checoslováquia venceu a Iugoslávia por 3 a 1. Posteriormente, os checos foram derrotados pelo Brasil na final e os iugoslavos ficaram em quarto após perderem para o Chile. Construído em 1929, o estádio também sediou a Copa América de 1991.
Foi também no Sausalito que a Seleção Argentina comandada por Marcelo Bielsa se sagrou campeã do Pré-Olímpico de 2004. Este plantel, liderado por Carlos Tevez, conseguiria a medalha de ouro na Olimpíada de Atenas do mesmo ano.
O FUTEBOL
Crédito: Divulgação / CA2015 |
A cidade é representada pelo Everton, um dos clubes mais tradicionais do Chile. Fundado em 1909 no Monte Alegre de Valparaíso, transferiu-se para Viña em 1940. Foi criado por um grupo de imigrantes ingleses e ganhou o nome em homenagem ao Everton Football Club, de Liverpool.
O Everton tem quatro títulos nacionais de Primeira Divisão (1950, 1952, 1976 e Apertura 2008) e é um dos times mais populares do Chile. Seu tradicional rival é o Santiago Wanderers de Valparaíso, contra o qual joga o “Clássico Porteño”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário