Crédito: Divulgação / CA2015 |
26/02/2015
Referência cultural e histórica, cidade conta com moderno estádio e futebol em alta
Localizada na zona central do Chile, Rancagua é a combinação perfeita entre campo e cidade. Apegada às tradições, está fortemente ligada à história do país. Foi cenário da batalha de Roncagua, em 1814, durante a guerra da independência.
A cidade se tornou uma das zonas agrícolas mais importantes do Chile e concentra seus esforços nas áreas frutícola, de mineração e especialmente vitivinícola.
Rancagua está rodeada pelos vales vitivinícolas que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo. Estes são exportados para todos os continentes e triunfam nos mercados mais exigentes. Na direção sul, em San Fernando, é possível passear no Trem do Vinho, que em seu percurso até a estação Santa Cruz combina a viagem clássica deste transporte com a degustação dos melhores sucos de uva da região.
A cidade esbanja cultura e história. É palco de diversas festas chilenas, como o Campeonato Nacional de Rodeio, que desde 1949 acontece em todos os meses de abril no complexo esportivo Medialuna Moumental de Rancagua.
A 99 quilômetros de Santiago, Rancagua tem uma população de 233 mil habitantes. A temperatura média no mês de junho é de 8º C.
O ESTÁDIO
Crédito: Divulgação / CA2015 |
O El Teniente é o principal centro esportivo da região. Destaca-se por ter sido uma das quatro sedes da Copa do Mundo de 1962, quando viu a Hungria brilhar no Grupo D, do qual também participaram a Inglaterra, que ficou com o segundo lugar, Argentina e Bulgária.
Inaugurado em 1947, o estádio foi remodelado em 2014 e aumentou sua capacidade para 15.600 pessoas, além de adotar uma moderna cobertura e um museu de última tecnologia. Seu nome remete à maior mina subterrânea de cobre do mundo, que é localizada nesta região.
O el Teniente foi palco de jogos da Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa Conmebol em várias oportunidades.
O FUTEBOL
Crédito: Divulgação/CA2015 |
Estádio, cidade e futebol crescem de mãos dadas. O O’Higgins, que está na Primeira Divisão, foi uma das equipes com mais público nos estádios durante as décadas de 1970 e 1980, tendo a ajuda da mina de cobre no aspecto econômico e para a atração de pessoas.
O clube vive um grande momento e cresce aceleradamente - conquistou o Apertura em 2013 e a Supercopa do Chile em 2014.
O O'Higgins tem ligação com dois treinadores da Copa América: Gerardo Martino, da Argentina, jogou pelo clube na década de 90. Já Jorge Sampaoli, hoje no Chile, comandou a equipe na temporada 2008-2009. Outro nome famoso que esteve à frente do time é o chileno Manuel Pellegrini, na temporada 1992-1993. Atualmente ele trabalha no inglês Manchester City.
JOGOS DA COPA AMÉRICA
Rancagua receberá os duelos Colômbia x Venezuela (14 de junho) e México x Equador (19 de junho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário