.

.

Viva Porto Alegre na Copa anima comunidades

Cruzeiro viveu clima da Copa 2014 - Foto: Mirele Pacheco/PMPA

18/06/2014

As comunidades dos bairros Bom Jesus e Cruzeiro assistiram aos jogos da seleção brasileira na tarde de terça-feira, 17, nos espaços públicos equipados com palco para shows e telões para a exibição de Brasil x México. A iniciativa faz parte do projeto Viva Porto Alegre na Copa, realizado pela Descentralização da Cultura em parceria com os Centros Administrativos Regionais das Regiões Leste e Cruzeiro, que objetiva democratizar o acesso às grandes transmissões e a valorização dos talentos locais. Atrações indicadas pelo Orçamento Participativo abriram a programação nos dois bairros.

Bom Jesus -  A atração na Bom Jesus teve a participação de mais de 1,5 mil pessoas. A coordenadora do Centro Esportivo e Cultural da Bom Jesus, Silvia Regina de Souza, comemorou a integração da comunidade durante os shows.  “É um fato único. A Bom Jesus está na Copa do Mundo”.  Moradora do bairro, ela destaca que a comunidade se sente valorizada com a iniciativa que atraiu adultos e crianças.

Suzane Pereira Lopes e Elizabeth Santos estavam animadas com a batida da Banda da Saldanha. Moradora da Bonja, apelido carinhoso do bairro, há mais de 10 anos, Suzane considerou que os espetáculos são para toda a família. Apresentaram-se também antes do jogo, Escola de Samba Copacabana e MC Jean Paul, que ficou no palco até minutos antes do início da partida.

A conselheira do Orçamento Participativo (OP) da Região Leste, Elisabeth de Britos Alves, a tia Beth da Divinéia, enfatizou a importância da mobilização de uma comunidade através do OP. “Graças ao Orçamento Participativo, estamos fazendo essa festa maravilhosa nesse espaço conquistado com muito suor por nossa comunidade”. 

O vice-prefeito Sebastião Melo assistiu o início da partida nos telões da Bom Jesus e depois seguiu para o Cruzeiro, outro bairro visitado hoje pelo projeto Viva Porto Alegre na Copa.

Cruzeiro - A Vila Cruzeiro foi pintada de verde e amarelo com a realização do projeto da prefeitura Viva Porto Alegre na Copa 2014. A iniciativa no triângulo da avenida Tronco, na Zona Sul mobilizou centenas de moradores da região. A programação cultural que acompanhou a transmissão do jogo Brasil x México foi desenvolvida pela comunidade, sob a coordenação do Centro Administativo Regional da Vila Cruzeiro e Orçamento Participativo de Porto Alegre.

A vibração dos torcedores quando a Seleção Brasileira entrou em campo, para enfrentar os mexicanos em Fortaleza, foi celebrada com espírito patriótico durante o Hino Nacional. O vice-prefeito, Sebastião Melo aproveitou para visitar a comunidade, que está sendo beneficiada com a duplicação da avenida Tronco. No local, Melo assistiu a partida junto com os moradores. 

Antes mesmo do jogo terminar, com um empate em zero a zero, moradores comemoravam a oportunidade de participar de uma festa diferenciada da Copa do Mundo 2014. "Foi um verdadeiro show de bola. A comunidade precisa mostrar o seu lado bom. A prefeitura teve a sabedoria de unir todo mundo pra torcer para o Brasil", afirmou o industriário Alessandro Faustini.

A animação da festa ficou por conta do DJ Cassiá, de Maestrinho e banda, com a música gospel de Angelis, o som do MC WR, do rap de Tiago, o samba do Partido e padogode de Gustavo e Martins. "Vieram os MCs e aproveitei. Agora vou curtir o futebol da minha seleção com as minhas amigas", disse Victória Lima, estudante da Fundação Bradesco, minutos antes da partida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...