.

.

Copa 2014: Força Estadual de Saúde será apresentada a ministro nesta quinta-feira

15/04/2014

O Governo do Estado recebe nesta quinta-feira (17) o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que participará de dois eventos na Capital. Acompanhado do governador Tarso Genro e da secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, Chioro será apresentado à recém criada Força Estadual de Saúde, uma das ações voltadas à Copa do Mundo. A cerimônia será às 10h, no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Em seguida, às 11h30, no Centro de Eventos do Plaza San Rafael, o ministro participa do encerramento da semana de acolhimento do quarto ciclo do programa Mais Médicos, que conclui a capacitação de mais 375 profissionais cubanos que atuarão no Rio Grande do Sul.

Força Estadual de Saúde

A Força Estadual de Saúde foi criada neste mês, através do Decreto 51.356 (de 4 de abril), assinado pelo governador Tarso Genro, que institui a ação como programa de cooperação para execução de medidas de prevenção e assistência em eventos de massa, situações de emergência, e também atuar em casos de calamidade pública, como desastres naturais ou acidentes com múltiplas vítimas. A Força já estará pronta para atuar durante a Copa do Mundo e será um dos legados que a competição deixará ao Estado.

A estrutura conta com oito camionetes do Samu com tração nas quatro rodas, um ônibus que pode ser utilizado como central móvel de regulação, um helicóptero (parceria com a Brigada Militar) com equipe aeromédica, além de tendas para abrigar um posto médico avançado com capacidade para atender a mais de 200 pacientes ao dia.

Em caso de acionamento pelo Governo do Estado, a força será formada por equipes de profissionais da União, Estado e municípios e de instituições envolvidas na resposta às situações de emergência. Poderão compor o grupo servidores públicos da Secretaria Estadual da Saúde e suas vinculadas, profissionais de hospitais públicos, universitários, filantrópicos ou privados, além de pessoal contratado temporariamente por excepcional interesse público.

Haverá uma equipe de sobreaviso em cada uma das áreas das 30 Coordenadorias Regionais de Saúde, o que permitirá que seja possível iniciar um atendimento em qualquer ponto do Estado em um prazo de até duas horas. Atualmente, o cadastro já conta com mais de 2 mil profissionais.

Além disso, a Força Estadual terá sua atuação de maneira integrada com a Secretaria de Segurança Pública e a Defesa Civil, quando necessário. A organização pode ainda integrar ações humanitárias em outros Estados ou países, quando solicitado pelo Ministério da Saúde.

Mais Médicos

Com a presença do ministro Arthur Chioro, será encerrada nesta quinta-feira (17) a semana de acolhimento dos profissionais cubanos que chegaram ao Estado no quarto ciclo do programa Mais Médicos. São 375 novos profissionais que serão distribuídos em cerca de 200 municípios gaúchos. Com esses, já passam de mil o número de médicos que o programa alocou no Estado para atuarem exclusivamente na atenção básica em 388 cidades no total. Dos profissionais do programa, 810 são cubanos, 170 são intercambistas de outras nacionalidades e 59 são brasileiros.

O programa Mais Médicos é um reforço à Estratégia de Saúde da Família (ESF), que já vinha em processo de expansão no Estado. Entre 2011 e 2013, antes ainda da chegada dos novos profissionais do programa federal, o Rio Grande do Sul foi o terceiro Estado com maior aumento na cobertura de ESF: o crescimento de 17,1% do período significa que quase 650 mil gaúchos que antes não tinham esse serviço passaram a contar com consultas e ações de saúde mais próximas de onde moram. Até o ano passado eram mais de 1,4 mil equipes em atuação, com uma cobertura de 42% da população.

Esses números terão agora um significativo aumento com o Mais Médicos, que será calculado quando os profissionais do quarto ciclo já estiverem trabalhando em seus respectivos municípios. Entre incentivos para as equipes, estrutura e material, o Governo do Estado deve repassar R$ 320 milhões aos municípios em 2014, um valor inédito para o setor.

Programação:

Apresentação da Força Estadual de Saúde

Horário: 10h
Local: Hospital Psiquiátrico São Pedro (Avenida Bento Gonçalves, 2460 – bairro Partenon)

Encerramento do Acolhimento do Programa Mais Médicos

Horário: 11h30
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza San Rafael (Avenida Alberto Bins, 509 - Centro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...