© Getty Images |
10/01/2014
Depois de celebrar o Ano Novo no Vietnã, o Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA, apresentado pela Coca-Cola, encerrou seu giro pela Ásia com duas exitosas visitas à Malásia e à Indonésia. Agora o troféu chega enfim ao continente onde futebol e paixão se misturam como em nenhum outro lugar: a América do Sul. Começando pelo Chile nesta sexta-feira, ele passará os próximos 24 dias em turnê pela região, seguindo para Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
A maioria desses países são velhos conhecidos da Copa do Mundo da FIFA, que já viu argentinos e uruguaios erguerem a taça duas vezes cada. Todas as demais nações, com exceção da Venezuela, já tiveram a oportunidade de disputar pelo menos uma edição do torneio. O mais interessante, porém, será ver a reação dos torcedores diante do cobiçado troféu nos cinco países classificados para o Brasil 2014: Chile, Argentina, Uruguai, Equador e Colômbia.
Incluindo o Brasil, a América do Sul já conquistou a Copa do Mundo da FIFA nove vezes no total, mas essa não é a única curiosidade envolvendo o continente e a maior competição do futebol mundial. A seguir, listamos alguns fatos interessantes que talvez você não conheça sobre a região:
. O Uruguai foi o primeiro país a sediar a Copa do Mundo da FIFA, em 1930.
. Com oito participações no currículo, o Chile ocupa, ao lado do Paraguai, a quarta posição no ranking das seleções sul-americanas que mais vezes disputaram a Copa do Mundo da FIFA.
. A seleção colombiana de futebol é conhecida como Los Cafeteros devido à famosa produção de café do país.
. Nas últimas eliminatórias, a Argentina garantiu sua vaga no Brasil 2014 com duas rodadas de antecedência após registrar uma sequência de 14 jogos sem perder.
. O Uruguai possui dois títulos da Copa do Mundo da FIFA, tendo conquistado o primeiro dentro de casa, em 1930, e o segundo no Brasil, 20 anos depois, quando surpreendeu os anfitriões por 2 a 1, em pleno Maracanã, na histórica final que ficará conhecida para sempre como Maracanazo.
. A Argentina disputou quatro finais da Copa do Mundo da FIFA, a primeira delas na edição inaugural do torneio, no Uruguai 1930.
. Primeiro jogador da história a faturar quatro Bolas de Ouro FIFA consecutivas (2009-2012), Lionel Messi é o líder incontestável da seleção Argentina e um verdadeiro colecionador de troféus com o Barcelona.
. O artilheiro das eliminatórias sul-americanas foi o uruguaio Luis Suárez, com 11 gols. Logo atrás, com dez, ficou o argentino Lionel Messi, seguido de perto por seu companheiro de ataque Gonzalo Higuaín e pelo colombiano Radamel Falcao, que marcaram nove cada.
Fonte: FIFA
Nenhum comentário:
Postar um comentário