Prefeitura e Google lançam nova ferramenta de pesquisa de ônibus na Capital
Foto: Divulgação/PMPA
|
14/01/2014
A partir desta terça-feira, 14, os usuários de transporte público terão mais uma ferramenta para planejar e pesquisar seus deslocamentos. O prefeito José Fortunati, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, e executivos do Google, lançarão oficialmente o Google Transit de Porto Alegre. O evento de apresentação da nova ferramenta acontecerá às 10h30, no Salão Nobre da Prefeitura.
O Google Transit é um recurso disponível no Google Maps (www.google.com.br/maps) e já está disponível em cerca de 800 cidades no mundo todo. Por meio de dispositivos com acesso à internet, como computadores, tablets e smartphones, o usuário poderá consultar qual linha de ônibus mais próxima ele pode utilizar, qual trajeto irá percorrer e o tempo médio de espera.
A ferramenta também indica os pontos de parada e linhas que podem fazer a integração, caso seja necessário utilizar mais de um ônibus. Também é levado em conta o tempo de viagem para o usuário. A funcionalidade é bem simples, basta indicar no mapa o ponto onde se está e onde se quer chegar, que o Google mostra as opções de ônibus disponíveis.
“É uma ferramenta muito conhecida. Quem já teve a oportunidade de viajar ao exterior sabe como essa pesquisa facilita os deslocamentos. O diferencial de Porto Alegre é que o projeto foi desenvolvido pelos próprios técnicos da EPTC, garantido uma informação de qualidade à população”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
O diretor de novos negócios da Google Brasil, Alessandro Germano, comenta a funcionalidade da ferramenta e a parceria com a prefeitura. “É uma integração entre as informações sobre o transporte público e o Google Maps para planejar deslocamentos nas cidades. O aplicativo indica o itinerário a pé e de carro, mas, a partir do momento que a prefeitura colocou esses dados à disposição, conseguimos traçar as rotas de ônibus”, disse.
O próximo passo será indicar os pontos onde há estações do BikePoa, sistema de bicicletas públicas. Atualmente, são 38 pontos e 380 bikes. Além do Google Transit, Porto Alegre conta com outros canais de informação para os usuários de transporte público, como os sites www.eptc.com.br, www.poatransporte.com.br, o fone 156 (24h e todos os dias) e o Atendimento ao Cidadão da EPTC (Av. Érico Veríssimo, 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h).
Transporte Coletivo – Porto Alegre conta com 1.705 ônibus em sua frota, distribuídos em 400 linhas urbanas. O número de usuários chega a 1,1 milhão por dia útil. Ao todo, são mais de 5,6 mil pontos de parada de ônibus (todos mapeados no Google Transit) espalhados pela cidade.
O que é o Google Transit
O Google Transit é um recurso disponível no Google Maps (www.google.com.br/maps) e tem como objetivo auxiliar usuários de transporte público a obter melhores itinerários para uma determinada viagem. O serviço leva em consideração linhas e horários pré-definidos pelos órgãos públicos responsáveis pelo transporte urbano e integra paradas, trajetos, grades de horários e informações sobre tarifas. O serviço pode ser acessado por qualquer aparelho com acesso à internet e é gratuito.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário