16/01/2014
Locais são considerados o principal legado da Copa na área de segurança pública
O consórcio Brasil Seguro, formado pelas empresas Agora Telecom, Comtex, Módulo e Unisys, venceu a licitação para fornecer soluções de tecnologia da informação, serviços e infraestrutura aos 14 Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) previstos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Segundo o edital, o grupo vai investir R$ 244 milhões no projeto de segurança pública idealizado para o evento, que acontecerá de 12 de junho a 13 de julho.
O processo de licitação, que começou em junho do ano passado, contou com a participação de outros seis consórcios. Dos 14 centros de comando que serão implantados, doze serão nas sedes da Copa do Mundo. Dois deles, no Rio de Janeiro e Brasília, foram colocados em cidades consideradas estratégicas. O projeto deverá ficar pronto até maio.
Os centros, por toda a infraestrutura que será disponibilizada, são considerados os grandes legados da Copa do Mundo na área de segurança pública no país. Parte dos sistemas permanecerá mobilizada para suportar a segurança das Olimpíadas/Paraolimpíadas 2016 e parte será cedida aos Estados, por intermédio de critérios a serem estabelecidos pelo Ministério da Justiça e pelos governos estaduais.
- Com os grandes eventos, surge para o Brasil a oportunidade de construir uma rede integrada de comando e controle. Trata-se de um novo conceito que irá habilitar as forças policiais do país a atuar em um ambiente de colaboração, interoperabilidade e gestão compartilhada. Este projeto constitui o embrião de uma nova arquitetura de segurança pública - afirmou Roberval França, diretor geral do consórcio Brasil Seguro.
Os centros de comando terão a seguinte divisão:
AMBIENTES:
1. Sala de Operações
- Infraestrutura de operações;
- Rede de dados;
- Sistema de vídeo-wall;
- Sistema de telefonia;
- Sistema de radiocomunicação;
- Sistema de atendimento e despacho;
- Sistema de gerenciamento de eventos;
- Sistema de vide monitoramento;
- Sistema integrador;
2. Sala de Gerenciamento de Grandes Eventos e de Gerenciamento de Crise
- Sistema de videoconferência;
- Sistema de vídeo-wall;
- Sistema de telefonia;
- Rede de dados;
3. Sala de Inteligência
- Infraestrutura de inteligência;
- Rede de dados;
- Sistema de inteligência;
4. Dispositivos Externos
- Rede de câmeras distribuídas pelas cidades;
- Dispositivos móveis (tablets, terminais de rádio e telefonia móvel);
- Sensores de tiro e outros dispositivos de sensoriamento
Fonte: Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário