Agentes policiais norte-americanos elogiaram preparação gaúcha
no setor - Foto: Nathália Ely/SEL
|
11/12/13
Devido a proximidade com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Rio Grande do Sul começa a estreitar relações com países cujas seleções poderão vir a jogar em Porto Alegre.
Na manhã dessa terça-feira (10), a Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (SEL), representado pelo seu titular, Kalil Sehbe, e o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Maurício Nunes, receberam a visita de uma comitiva dos Estados Unidos, liderada pela cônsul para o Rio Grande do Sul, Erin Cathleen McConaha.
O objetivo foi aproximar os dois países e estabelecer estratégias de trabalho em conjunto devido à possibilidade da vinda de turistas norte-americanos ao Estado.
Para o secretário, também coordenador geral do CGCopa, "além do futebol e da integração promovida pela grande festa da Copa, o megaevento da FIFA também é uma oportunidade de gerar novos negócios e promover o Rio Grande do Sul". Entre os destaques do Estado, Kalil salientou os polos de inovação e os parques tecnológicos, além do setor industrial e moveleiro, que registram crescimento.
"A partir da oportunidade da Copa, podemos nos aproximar para que a modernidade dessa gestão possa continuar e fazer com que o Estado tenha capacidade para atrair novos eventos, mais turistas e mais empresas", explicou Maurício Nunes.
A secretária do Turismo, Abigail Pereira, destacou a diversidade ética e cultural do Estado, o que promove grandes atrativos para os turistas. E é pensando no grande número de visitantes que a secretaria vem investindo em melhorias na promoção turística.
"Do ponto de vista da infraestrutura, estamos investindo em sinalização turística trilíngue em toda a Região Metropolitana e nos 11 municípios candidatos a Centros de Treinamento de Seleções (CTS)", destacou Abigail.
Segurança
Nessa segunda-feira (9), a comitiva norte-americana conheceu a Capital e o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) e fizeram elogios. "Esses centros integrados de comando e controle são ótimos e formidáveis", disse Michael K. Brown, oficial de segurança para a Copa 2014. "Parece que Porto Alegre já está bem preparada para receber os jogos", afirmou o coordenador para a Copa do Mundo da Embaixada, Thomas C. Pierce.
A área de segurança é uma das que recebem mais atenção por parte dos norte-americanos, tanto para manter a tranquilidade da delegação que poderá vir a jogar em Porto Alegre nas oitavas-de-final, caso fique em primeiro lugar no grupo B, quanto dos turistas, que, segundo a cônsul, serão muitos em Porto Alegre, principalmente porque será época de férias nos EUA.
Nesse contexto, o coordenador de segurança do CGCopa, coronel Kleber Senisse, explicou que o Estado está se qualificando e montando uma estrutura para operar independentemente se a seleção americana vier ao RS. Uma das possibilidades, inclusive, é a atuação de um agente dos EUA junto à equipe da sede para colaborar na prevenção e solução de problemas.
A cônsul para Assuntos Administrativos de Porto Alegre, Antonia Cassarino, explicou que haverá na cidade uma equipe de segurança composta por quatro pessoas (dois brasileiros e dois americanos) durante o período de realização dos cinco jogos da Copa no Beira-Rio. O objetivo é facilitar o atendimento a urgências e determinadas demandas.
A estrutura de segurança dos EUA contará ainda com um Centro de Comando e Controle, com sete agentes na Embaixada em Brasília, que ficará responsável pelas operações em todo o país.
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário