.

.

Natal Solidário alegra crianças na Praça Otávio Rocha

Natal Solidário promovido pela Secretaria Municipal de Turismo Local: Praça Otávio Rocha 
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
22/12/2013

Foi com sorriso estampado no rosto, olhos curiosos e muita expectativa que mais de 30 crianças de seis a 11 anos, atendidas pela Associação Projeto Surfar, chegaram na tarde deste sábado, 21, a um espaço simbólico do Centro Histórico de Porto Alegre para fazerem a festa no Natal Solidário na Praça Otávio Rocha. Pipoca, cachorro-quente, refrigerante e muita brincadeira fizeram a alegria da gurizada, em uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com o Café da Praça Otávio Rocha, a Rede Plaza de hotéis, empresários e lideranças desta região central da cidade.

 A “Corrida do Turismo”, do programa Turismo Fazendo Escola, da Escola Social de Turismo da SMTUR, foi a primeira atração. O superjogo de ludo divertiu as crianças com o lançamento de um dado gigante sobre imagens de espaços que são atrativos históricos, culturais e turísticos da Capital. A cada jogada, monitores estimulavam a criançada a reconhecer e valorizar locais da cidade.

Mas a ansiedade maior se manifestou com a chegada do Papai Noel, que desceu uma das escadarias da praça distribuindo doces embalados e palavras acolhedoras aos meninos e meninas, todos curiosos e ansiosos pelos prováveis presentes. “Tá muito legal e divertido”, disse o garoto Adrian, de 12 anos, apostando que poderia ganhar um skate. A menina Lubia, de 10 anos, não conteve a euforia quando abriu o presente: - ”Eu sabia que era uma monsters hight”. Julia, de 8 anos, ganhou um pandeiro e disse que vai tocar. “Mas o que mais gostei foi do jogo”.

Revitalização - “A praça Otávio Rocha está renascendo como um espaço importante da cidade e este é o primeiro Natal que acontece aqui passados mais de 80 anos da sua criação”, comemorou Leandro Schwartzman, apoiador da iniciativa e entusiasmado com a presença das crianças. “É importante que elas reconheçam o valor cultural deste lugar.”  Cláudio Kupka, um dos pastores da matriz da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), vizinha muito próxima da praça, acompanha o movimento de revitalização da área e se dedica a pesquisar a história do lugar. “A praça nasceu aos pés da igreja, que é de 1856, e mudou de cara a partir desse movimento de recuperação”, avalia.

O superintendente da Rede Plaza de Hotéis, Abdon Barreto Filho, ressalta que esta área do Centro Histórico concentra cerca de 20 restaurantes de diferentes perfis e uma oferta hoteleira de 11 mil leitos. “Esta é uma ação que envolve o poder público e a área privada para valorizar esta área e integrá-la ao circuito turístico da cidade”, diz Barreto Filho. O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, destaca a iniciativa. “Ocorreu de um modo particular, que alia o setor público e os empresários da região a uma ação social.”

Projeto Surfar – Criada em janeiro de 2006, a Associação Projeto Surfar atua em nove comunidades carentes de Porto Alegre, localizadas na região do bairro Partenon, atendendo diretamente 126 crianças e adolescentes. A entidade beneficente, sem fins lucrativos, promove ações que visam a inclusão social, a cidadania e diminuição da evasão escolar através do esporte, lazer, educação, cultura, arte, saúde e oficinas de geração de trabalho, emprego e renda. Segundo o presidente e a coordenadora e tesoureira da entidade, Gustavo Rocha e Gicele Melo, cerca de 250 famílias se relacionam e são beneficiadas com as ações da ONG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...