![]() |
| Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini |
01/10/2013
O vice-governador Beto Grill recebeu, nesta segunda-feira (30), o ministro adjunto de Relações Exteriores do Reino Unido para a América Latina, Hugo Swire. No encontro, foi debatido o aprofundamento das relações com o Rio Grande do Sul para a formação de parcerias nas áreas de cooperação científica, relações econômicas e, em especial, infraestrutura e cultura. A aproximação comercial entre o Reino Unido e o Rio Grande do Sul para os jogos da Copa de 2014 e a construção do aeroporto de Nova Santa Rita também foram temas do encontro - o Reino Unido é o quarto maior investidor no Brasil.
De acordo com Hugo Swire, existe grande interesse em se ter o Rio Grande do Sul como parceiro em diversas iniciativas. "Há muito espaço para cooperação", disse. Segundo o ministro, nos próximos quatro anos, o Reino Unido vai receber 10 mil universitários brasileiros dentro do programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Uma curiosidade lembrada por Swire é que as cadeiras do estádio Beira-Rio foram fabricadas por uma empresa inglesa.
Beto Grill destacou a visita que fez ao Reino Unido no início de setembro para apresentar as potencialidades do Rio Grande do Sul e conhecer experiências que deram certo naquele país, como a estrutura industrial pós-petróleo. Para o vice-governador, atualmente o Estado é o primeiro polo industrial naval do país. "Antes, falar em investimentos estrangeiros era lembrar Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, o Rio Grande do Sul coloca-se como uma nova alternativa de grande interesse econômico e social, com características diferenciadas e grandes oportunidades", afirmou Grill.
Pela manhã, Swire, acompanhado de comitiva, visitou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participando da assinatura da carta de intenções entre a britânica King's College e a UFRGS na área de pesquisa biológica. O grupo também visitou Parque Tecnológico da PUCRS.
Estiveram presentes na audiência com o vice-governador, membros das secretarias estaduais de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais. Representantes da iniciativa privada também participaram do encontro.
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul

.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário