22/10/2013
Software para smartphones promete ajudar a encontrar estabelecimentos.
Objetivo é divulgar gastronomia para moradores e visitantes na Copa.
Aplicativo pretende ser um facilitador na busca
por estabelecimentos gastronômicos na capital
gaúcha (Foto: Reprodução)
|
Os turistas que visitarem Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014 poderão encontrar em celulares e tabletes tudo o que precisam para fazerem uma boa refeição na capital gaúcha. Com lançamento previsto até o final do ano, um aplicativo gratuito vai reunir dados dos principais restaurantes, lancherias, bares e cafés da cidade, em vários idiomas.
O projeto está sendo desenvolvido pelo Polo Gastronômico de Porto Alegre, uma iniciativa de várias entidades destinada a desenvolver o setor de alimentação da cidade e prepará-lo para melhor receber os turistas durante o Mundial de futebol. Segundo pesquisas encomendadas pelo Sebrae-RS, 150 mil visitantes são esperados no estado.
Foi pensando nesse número que a organização do polo resolveu desenvolver o software para smartphones e outros dispositivos móveis que pretende ajudar as pessoas que não conhecem muito bem a cidade a localizarem e, mais importante, chegarem até os estabelecimentos.
O aplicativo já conta com mais de 100 empresas cadastradas e deve ser lançado até o final do ano para todas os sistemas operacionais existentes no mercado, afirma o gestor de turismo gastronômico do Sebrae, Roger Klafke.
“No dia 17 de outubro foi lançado um mapa que contém diversos pontos de referência gastronômica para todos os atletas que estão participando do Mundial de Atletismo Master em Porto Alegre. O mapa conta com todos os pontos mais próximos de onde eles estão locados, e os estabelecimentos oferecem descontos de 10%. Isso é, na verdade, uma ação teste para a Copa do Mundo”, explica Roger.
O app faz uma busca por restaurantes que estão mais próximos da pessoa e mostra no mapa uma rota de como chegar até eles, com informações do cardápio disponíveis em três idiomas. Além disso, é possível fazer uma pré-filtragem dos estabelecimentos, com opções para exibir apenas os que oferecem serviço de tele-entrega ou que possuem estacionamento próprio, por exemplo.
Entre outras funcionalidades do aplicativo, estão a que possibilita originar uma chamada telefônica a partir dele e a que permite interação com redes sociais. Conforme os idealizadores, será possível avaliar cada estabelecimento, postar comentários e recomendações e compartilhar tudo na web. Pesquisar por faixas de preço, fotos e locais similares são outras facilidades que o aplicativo promete.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário