10.07.2013
Ações realizadas pelo Projeto Copa da Agência permitiram a realização de negócios para empresas brasileiras e atração de investimentos para o país
Cerca de 1.400 empresários e formadores de opinião estrangeiros e representantes de empresas brasileiras participaram das ações desenvolvidas pelo Projeto Copa da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, que aconteceu de 15 a 30 de junho.
O projeto recebeu compradores internacionais dos complexos Tecnologia e Saúde; Casa e Construção; Agronegócios; Moda; Máquinas e Equipamentos; Economia Criativa e Serviços, vindos de mais de 70 países da América do Sul, do Norte e Central, além da Europa, Ásia e África.
As ações desenvolvidas pelo projeto nos 7 jogos, em 3 cidades-sede (Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza), contou com a participação de 492 empresas brasileiras, 60 entidades setoriais e 10 parceiros.
“A Apex-Brasil está de parabéns por aproveitar os eventos dos jogos para estimular negócios e relacionamentos entre as empresas brasileiras e seus clientes. Esta é uma oportunidade única e um grande diferencial das empresas brasileiras para a realização de negócios”, afirmou o diretor de vendas da Embraer, Reinaldo Krugner.
O empresário venezuelano Guillermo Wenzel também elogiou o projeto: “Essa ação reforça a confiança, lealdade e parceria, indispensáveis aos negócios. Proporciona uma aproximação que eu nunca vi em nenhum lugar, assim como nunca vi um trabalho como o da Apex-Brasil”.
Nos dias que antecederam aos jogos, foram realizadas 432 agendas de negócios em vários estados do país com o objetivo de aproximar empresários brasileiros e potenciais compradores estrangeiros, estreitando o relacionamento e propiciando a realização de negócios imediatos, em curto e médio prazo durante o evento da FIFA. As agendas de negócios contemplaram desde editorial de moda até visitas às fábricas, vinícolas e feiras.
Evandro Chioquetta, funcionário da Kuhn Máquinas Agrícolas, comemora os resultados da participação: “Já conseguimos fechar com um dos convidados um montante para o Paraguai na ordem de US$ 5 milhões”. A empresa participou de 3 jogos e levou 12 convidados estrangeiros.
“Esta ação do Projeto Copa foi muito importante para mostrarmos a nossos potenciais clientes do Panamá projetos executados no Brasil pela Andrade Gutierrez. Mostrar a grandiosidade e a complexidade dos projetos que a empresa fez ou está fazendo é muito mais eficiente do que uma audiência em que falamos da nossa capacidade de execução e da tecnologia que temos”, declarou o responsável comercial pela Andrade Gutierrez Panamá (AG Panamá), Maurício Weiss. A Andrade Gutierrez busca conquistar parte dos US$ 15 bilhões em projetos de infraestrutura que estão sendo executados ou planejados no Panamá.
O Projeto Copa também contou com a participação de 17 tradings, que realizaram reuniões de negócios com 15 empresas estrangeiras, vindas da Bolívia, Costa Rica, Guatemala, Angola, Coreia do Sul, Venezuela, do México, Chile, Portugal e dos EUA. Durante 2 dias, foram fechados negócios na ordem de US$ 2,2 milhões, e a expectativa para os próximos 12 meses é de US$ 9,2 milhões.
“Esta oportunidade para nossa empresa gerou uma demanda para a Angola no valor de US$ 200 mil por mês”, contou o diretor da Ceará Trade Brasil, Roberto Marinho.
Para o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, esta foi uma ocasião ímpar para a realização de negócios e relacionamento com as empresas. “O projeto gerou muitos benefícios, tanto de relacionamento quanto de negócios. Inclusive, a estimativa de negócios de US$ 1,1 bilhão deverá ser superada pela qualidade do projeto. Agora vamos computar os resultados e nos planejar para a Copa do Mundo”, finalizou Borges.
Fonte: Apex-Brasil
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