.

.

Mineirão é o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a inaugurar usina solar

Usina do Mineirão começou a ser montada em dezembro e foi inspirada em estádios europeus 
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG

18/05/2013

Energia produzida no estádio será introduzida na rede da Cemig, sendo que 10% dela vai retornar à Minas Arena e ser utilizada dentro do Mineirão

O Mineirão é o primeiro estádio dos jogos da Copa do Mundo de 2014 a ter uma usina solar. O Governo de Minas e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) promoveram a cerimônia de entrega da Usina Solar Fotovoltaica (USF) do estádio, nesta sexta-feira. O empreendimento foi financiado em 80% com fundos do Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). O evento faz parte das comemorações do ano da Alemanha no Brasil.

A USF Mineirão tem uma potência instalada de 1,42 MWp, com cerca de 6.000 módulos fotovoltaicos, sendo que toda a energia gerada será injetada na rede de distribuição da Cemig. Já a implantação da USF Mineirinho, que terá uma potência de 1,1 MWp, está em processo de elaboração de edital. Os empreendimentos fazem parte do Projeto Minas Solar 2014 da Cemig. Com essa potência, a usina será capaz de atender, aproximadamente, 900 residências de médio porte.

A energia elétrica será injetada na rede da Cemig, por meio da subestação de alimentação do Mineirão, situada dentro do estádio. Toda a energia produzida será introduzida na rede, sendo que 10% vai retornar à Minas Arena e será utilizada dentro do Gigante da Pampulha.

A iniciativa de se instalar uma central geradora de energia a partir dos raios do sol no Mineirão e no Mineirinho foi inspirada nos estádios de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e de Berna, na Suíça, além dos estádios solares construídos para a Eurocopa 2008.

“O projeto visa também promover a eficiência energética nos estádios mineiros. Outra edificação que poderá receber uma usina solar fotovoltaica é o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirma o coordenador da Cemig, Alexandre Heringer Lisboa.

No Mineirão, a usina começou a ser montada em dezembro de 2012, com os trabalhos de preparação e impermeabilização da cobertura para a montagem das estruturas metálicas de suporte das placas fotovoltaicas. A Usina contribuirá para que o Mineirão seja reconhecido como uma edificação sustentável e obtenha a certificação de Green Building.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...