.

.

Após a Copa do Mundo, estádios brasileiros serão “distribuidores” de internet


02/05/2013

Nesta quinta-feira, o ministro de Comunicações do Brasil, Paulo Bernardo, afirmou que os 12 estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2014 serão, no futuro, “distribuidores” de internet. 

Em entrevista coletiva, o ministro disse que “esse será um dos legados do Mundial para cada uma das 12 cidades-sede”. 

Para cumprir com as exigências da FIFA, segundo o ministro, cada um dos estádios contará com duas redes de internet paralelas, a fim de garantir que não haja interrupções no serviço, e cada uma delas terá uma capacidade de transmissão de 50 megabites por segundo.

A Copa do Mundo será realizada nas cidades de Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo. Segundo o ministro, 11 das 12 cidades sedes da Copa já possuem conexão de fibra óptica, com exceção de Manaus, cujo problema será resolvido a partir de junho, quando terminará a instalação de uma conexão elétrica através da floresta amazônica. O custo da obra, segundo disse o ministro, é de 1,8 bilhão. O projeto faz parte dos planos oficiais para levar internet de alta velocidade para todo o país, e não somente em função do Mundial.

“A intenção do Governo é popularizar a internet de alta qualidade”, à margem dos eventos esportivos que o país receberá nos próximos anos, entre os quais estão também os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro, indicou. 

O mesmo disse em relação ao serviço de 4G, o qual “não se começou a oferecer por causa do Mundial”, mas com a meta de modernizar as telecomunicações “no Brasil e para o Brasil”.

Esse setor, segundo Paulo Bernardo, “é estratégico para o Brasil” e a intenção do Governo, além das necessidades de cada um dos eventos esportivos, é que em um prazo de dez anos todo o país, incluídas as áreas rurais e selváticas, tenham serviços de internet de alta velocidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...