Crédito: Governo do Rio de Janeiro |
17/04/2013
Traves ganharam redes de forma retangular. Previsão de entrega do estádio é para 27 de abril
As traves do novo campo do Maracanã, recentemente colocadas, ganharam nesta terça-feira (16/4) as suas redes. A armação tem a forma retangular, diferente da antiga, que era inclinada.
Até o fechamento para as obras em 2010, as traves tinham uma haste nos cantos superiores. A rede ficava apoiada ali e caía na diagonal. Agora, cada extremidade superior é esticada por um cabo até uma pilastra atrás do gol num formato mais retangular, uma exigência da FIFA.
A empresa contratada - que plantou o gramado e colocou as traves e redes – também irá colocar as linhas que delimitam o campo de jogo na próxima semana. O gramado foi plantado em março, depois de cultivado durante cinco meses numa fazenda no interior do estado, e já está pronto para receber jogos de futebol. O campo diminuiu em relação ao antigo, para se enquadrar nos padrões das FIFA: agora tem 105m de comprimento por 68m de largura.
Crédito: Governo do Rio de Janeiro |
A grama, do tipo híbrido Bermuda celebration, é considerada a mais adequada às condições do clima tropical e à nova conformação do estádio, que tem uma cobertura bem maior e, portanto, produz sombras sobre o gramado. A grama é de folhas mais finas e permite que a bola role mais rápida e suavemente.
A previsão de entrega do estádio é para 27 de abril. Para esse dia, está marcado o primeiro evento-teste: uma partida entre os times dos amigos do Ronaldo Fenômeno e de Bebeto, com 30% da capacidade da arena e a presença apenas de operários, familiares e convidados nas arquibancadas. Depois, o estádio carioca terá mais dois testes antes da Copa das Confederações: 15 de maio, com jogo a ser ainda definido, mas com 50% da capacidade do estádio, e no dia 2 de junho, com plena carga de ingressos, para o amistoso entre Brasil e Inglaterra.
O Maracanã receberá três partidas da Copa das Confederações e outras sete do Mundial de 2014, incluindo as finais dos dois torneios.
Fonte: Portal da Copa
Nenhum comentário:
Postar um comentário