27/03/2013
O secretário estadual do Esporte e do Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Kalil Sehbe participou, nesta sexta-feira (26), do Ambientur - Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos, em Bento Gonçalves. Kalil abordou as oportunidades geradas pela realização da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul destacou as iniciativas de sustentabilidade programadas para o Mundial.
Kali garantiu que o Governo do Estado está trabalhando para promover ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. "Aproveitamento de materiais das construções dos estádios, estudos dos efeitos dos gases de efeito estufa e o projeto Parques da Copa são iniciativas que demonstram a preocupação do Governo com o meio ambiente e a sustentabilidade na organização do Mundial".
Produtos Orgânicos e Parques da Copa
Durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 será realizada uma Feira de Produtos Orgânicos e da Agroindústria Familiar em Porto Alegre. Para aproveitar o grande fluxo de turistas, alguns parques e praças foram escolhidos para receber melhorias na infraestrutura e na capacitação de seus profissionais. "A Copa do Mundo é uma oportunidade onde promoção dos nossos produtos orgânicos e das belezas naturais dos nossos parques".
Kalil ressaltou as medidas adotadas no RS. "A Copa do Mundo é uma oportunidade de disseminar a conscientização e o cuidado com o meio ambiente, e essa consciência tem que ser um legado do Mundial". No Estado são contemplados pelo projeto os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, os Estaduais - Itapuã, Delta do Jacuí, Jardim Botânico, Parque Zoológico e Santa Tereza e os parques municipais em Porto Alegre - Marinha, Farroupilha e Maurício Sirotsky.
Sustentabilidade
A Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa) gerencia as mais diferentes ações voltadas ao legado sustentável. Os trabalhos do grupo estão organizados em três eixos: Estádios e Construções Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos; Copa Orgânica e Sustentável; e Parques da Copa.
Beira-Rio
Palco de cinco jogos do megaevento da FIFA, o estádio Beira-Rio está adotando medidas para obter a certificação LEED, dada pela organização não governamental Green Building Council (CGB). A principal delas é a nova cobertura. Construída com um material que possui maior durabilidade e menor absorção de calor, a cobertura também é autolimpante, com a utilização da água da chuva.
Também está sendo elaborado o Inventário Ex-Ante de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Copa do Mundo FIFA 2014. O documento é uma previsão detalhada das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) que poderão ser gerados antes e durante a Copa no Brasil para que se possa realizar ações que diminuam os efeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário