Dilma lançou e aprovou a caxirola para a Copa do Mundo no Brasil
Reprodução
|
25/04/2013
Reportagem diz que instrumento criado para o Mundial será tão "irritante" quanto as cornetas sul-africanas
Não são só os atrasos nas obras ou o futebol pobre da seleção brasileira que rendem críticas ao Brasil antes da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. A bola da vez quando o objetivo é alfinetar os brasileiros é a caxirola, instrumento criado pelo músico Carlinhos Brown especialmente para o Mundial. Ele foi lançado nesta semana pela presidente Dilma Rousseff, mas parece não estar agradando.
Em reportagem desta quinta-feira (25), o jornal inglês The Independent destacou que "se você pensou que as vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir 80 mil brasileiros balançar as suas caxirolas". O instrumento de percussão soa como um chocalho e parece de gosto duvidoso até para muitos brasileiros, "distante das flautas sul-americanas", aponta a publicação.
Apesar do tom duvidoso e irônico acerca da caxirola, as primeiras impressões no exterior, de acordo com o jornal inglês, vê com bons olhos um substituto para as vuvuzelas, as quais foram alvos de muitas críticas vindas de todos os lados. Em campo, jogadores alegavam perder a concentração com tamanho barulho do tradicional instrumento sul-africano. Longe da África do Sul, palco da Copa do Mundo de 2010, transmissões de televisão acabaram prejudicando que tentavam assistir às partidas.
O nível de decibéis alcançados por uma vuvuzela (127) corresponde a um avião decolando, a título de comparação. Segundo o The Independent, a caxirola foi projetada justamente para "não causar desconforto" e "criar uma experiência única para os torcedores" no Brasil.
Desde 2010, as vuvuzelas foram banidas de competições chanceladas pela Fifa. Resta saber se o esforço em torno da caxirola vai vingar, mas no sentido contrário: o de aceitação.
Saiba como tocar a caxirola:
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário