Foto: Reprodução / Portal da Copa |
20/04/2013
Durante a Copa das Confederações, mais de 330 mil pessoas viajarão de avião, conforme estimativa do governo. Para atender à demanda do evento, 33 aeroportos e oito bases aéreas foram escolhidos para operar voos na competição e passarão por uma fase de testes, com simulações.
A medida está prevista no Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil, documento que organiza os voos que acontecerão no período. O plano, divulgado na última quinta-feira, também sugere a criação do Centro de Comando e Controle Nacional, que funcionará 24 horas por dia e terá a missão de coordenar e acompanhar as ações do setor para os grandes eventos que serão realizados no Brasil.
O plano também definiu os procedimentos para recepcionar os diferentes públicos que vão passar pelos aeroportos brasileiros durante a Copa das Confederações, como Chefes de Estado, delegações e seleções de futebol, comissão de arbitragem e espectadores. Para organizar esta demanda, os aeroportos foram divididos para receber voos VIP, internacionais, domésticos e de aviação geral. Na rede, há aeroportos de destino, alternativos e acessórios.
O manual foi desenvolvido a partir dos dados coletados sobre a venda de ingressos para os jogos da competição, que será realizada entre 15 e 30 de junho. Com essas informações, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) mapeou a capacidade dos aeroportos das cidades-sede, dividindo a avaliação em três pontos: pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves e terminal de passageiros.
Em todos os aeroportos envolvidos com o evento será feita uma simulação para recepção de delegações e convidados VIPS. O objetivo dos exercícios é replicar todas as etapas do processamento aeroportuário desse público, para que as equipes possam observar os procedimentos específicos que serão aplicados. O primeiro simulado será realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 22 e 25 de abril. No dia 24, será realizado um amistoso entre a seleção brasileira de futebol e o Chile, que também servirá como evento-teste oficial para o estádio Mineirão.
No dia 6 de maio, o exercício será realizado em Brasília. Também em maio, a simulação será realizada no Rio de Janeiro, dia 7; Salvador, dia 14; Fortaleza, dia 20; e Recife, dia 21. Por fim, o simulado ocorrerá em São Paulo, no dia 28 de maio, já que os aeroportos de Guarulhos e Congonhas também fazem parte da rede selecionada para atender à demanda da Copa das Confederações.
Os órgãos públicos que atuam nos aeroportos, como Polícia Federal, Anvisa, Receita Federal e Anac, vão reforçar suas equipes de trabalho em uma média de 77%. No total, mais 1.723 servidores trabalharão na rede aeroportuária durante o torneio. Além disso, 1.153 posições de estacionamento para aeronaves serão disponibilizadas na rede, o que significa um aumento de 140% em relação ao número atual.
Centro de Comando e Controle Nacional
Durante o período de 12 de junho a 3 de julho de 2013, o Centro de Comando e Controle Nacional funcionará 24 horas por dia nas instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro. O centro vai integrar todos os órgãos prestadores de serviços públicos nos aeroportos, as companhias aéreas e os operadores aeroportuários.
A partir das informações em tempo real disponibilizadas pelos Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGAs) que funcionam nos principais aeroportos brasileiros, o centro terá a missão de acompanhar todas as operações aeroportuárias, desde a entrada no espaço aéreo até o tratamento dos passageiros.
Para controlar o espaço aéreo do país, a Força Aérea Brasileira criou áreas de exclusão com tamanhos e acessos de níveis diferentes que terão vigência no período compreendido entre uma hora antes e quatro horas depois do início das partidas oficiais da Copa das Confederações. As áreas de exclusão são divididas em três níveis: reservada, restrita ou proibida.
Fonte: Zero Hora
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