Paixão pelo futebol será a tônica do projeto
Foto: AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA / AFP
|
02/03/2013
Grupo RBS lança projeto Liga dos Fanáticos para a Copa 2014
Preparativos, jogos e todo o aquecimento para o maior evento de futebol do planeta estarão reunidos nos veículos da RBS
Até julho de 2014, a presença do selo ao lado nos veículos do Grupo RBS marcará a cobertura completa da Copa de 2014 e de seus preparativos, sob uma ótica bem conhecida no Sul: o amor pelo futebol.
Muito mais do que um torneio esportivo, a Copa do Mundo de 2014 será um evento jamais visto no Brasil. Por 30 dias, de 12 de junho a 13 de julho de 2014, os olhos do planeta estarão voltados para um país louco por futebol _ e que já vive o Mundial bem antes da bola rolar.
Para fazer justiça à grandiosidade da Copa, o Grupo RBS está lançando uma iniciativa à altura: o projeto Liga dos Fanáticos, que reunirá cobertura jornalística, eventos e ações comerciais para preparar o espírito de gaúchos e catarinenses para o megaevento.
Iniciado ainda em dezembro, com a promoção do Jogo Contra a Pobreza, em que Ronaldo Nazário e Zidane lideraram dois times de craques na Arena do Grêmio, o projeto vai trazer uma cobertura extensa, em todas as plataformas, dos fatos relativos à Copa até o início do evento, daqui a 16 meses. Do rádio à TVCOM, do papel aos dispositivos móveis digitais, estarão as notícias das seleções e dos craques que virão ao Brasil, os preparativos das cidades-sede, os negócios estimulados pelo evento, os investimentos em infraestrutura, a expectativa do turismo.
Segundo o presidente executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, o projeto Liga dos Fanáticos é uma das maiores iniciativas da história da empresa.
— Com ações editoriais e culturais, queremos mobilizar as comunidades e as torcidas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e aproveitar a grande visibilidade que os jogos trarão para o nosso país. Tivemos em dezembro o Jogo Contra a Pobreza, com Ronaldo e Zidane, e isso foi apenas o início deste plano para celebrar esta paixão fantástica do brasileiro pelo futebol e pela Copa do Mundo — afirmou.
A celebração vai ocorrer em diversos eventos ao longo deste e do próximo ano. Em outubro e novembro, festivais de música em Porto Alegre e Florianópolis vão ter como tema a Copa, e, em 2014, escolas terão festas temáticas das seleções que devem jogar no Rio Grande do Sul.
Além do engajamento dos veículos da RBS, o projeto tem a parceria de quatro patrocinadores: GVT, Santander, Fiat e Pepsi. Tudo para celebrar uma Copa que, se volta 64 anos depois ao Brasil transformada num megaevento, vai encontrar uma população ainda mais fanática pelo futebol.
As ações da RBS para o evento
Em 2013
Ruy de Todas as Copas
A partir de março, Ruy Carlos Ostermann conta histórias saborosas dos 12 mundiais que cobriu. Com o refinamento característico de um dos maiores cronistas da imprensa brasileira, o Professor vai levar leitores, ouvintes, telespectadores e internautas de volta ao passado das copas, com causos pitorescos da cobertura, análises e observações em grande estilo. Durante o ano, reportagens dominicais mensais em ZH, comentários na Rádio Gaúcha e TVCOM e, a todo momento, na internet, celulares e tablets e num livro histórico, as copas como você nunca viu.
Correspondentes da Copa
Nas cidades-sede do Mundial, a RBS estará presente com um time de correspondentes, capitaneado por Eduardo Gabardo, que retratarão, de fevereiro deste ano até junho de 2014, todos os preparativos para o evento em espaços semanais nos jornais da RBS e na Rádio Gaúcha, e diariamente online.
Muito além do campo
Na Copa das Confederações _ e, depois, na Copa de 2014 _, acompanhe os jogos, em tempo real, pelo celular, tablet ou computador. Um aplicativo reunirá estatísticas, comentários de especialistas e informações, em tempo real, sobre os lances do jogo.
Sala de aula da Copa
No Diário Gaúcho, reportagens especiais sobre a história de cada seleção classificada para a Copa. Um material didático, para ser usado em sala de aula.
Gastronomia da Copa
Página especial com receitas e dicas culinárias dos países participantes.
Nas ondas do rádio
Rádio Gaúcha
No Mundo da Copa - Todos os sábados, às 13h, entrevistas com jogadores, treinadores e correspondentes Brasil afora.
Histórias Fanáticas - Na Rádio Gaúcha, um programa vai mostrar personagens das Copas e torcedores ilustres contando histórias sobre os Mundiais.
Quadros especiais - No Dose Dupla, o quadro Copa em Construção traz um boletim completo sobre as obra nos estádios. Luciano Périco será o Gigante na Copa das Confederações, com relatos do ambiente nas seis cidades-sede da competição.
Rádio Farroupilha
A História de Uma Nação - Programas especiais diários contando a história dos países classificados e suas curiosidades.
Cidade
Os sons dos campeões - De segunda a sexta, curiosidades sobre músicas dos países campeões mundiais.
Atlântida
Copa no PB - No Pretinho Básico, as curiosidades, histórias e copas passadas, novidades sobre as obras e estádios em um quadro três vezes por semana.
Itapema
Drops Com Beto Xavier - Fatos, causos e informações dos Mundiais, desde 1930.
Rádio Fanática
Uma rádio na internet durante a Copa das Confederações vai trazer o melhor do evento. Na Copa de 2014, no dial da Rádio Rural, todo o conteúdo em inglês e espanhol, para auxiliar turistas a aproveitar ao máximo o Sul do país.
Na TVCOM
Porto da Copa - Programa semanal mostra os preparativos de Porto Alegre e das outras 11 sedes para o Mundial. Apresentado por Luiz Alano, terá, ainda, histórias, cobertura de eventos e a repercussão da Copa no Brasil e no mundo.
Festival dos Fanáticos
Dois grandes festivais de música, em Santa Catarina em outubro e no Rio Grande do Sul em novembro, celebrarão o tema da paixão pelo futebol.
Seminário dos Fanáticos
No segundo semestre de 2013, em Porto Alegre, será promovido um seminário para discutir o futebol e suas tendências para os próximos anos, com a participação de profissionais de nível internacional.
Copa das Confederações
Entre 15 e 30 de junho, seis cidades brasileiras receberão o evento considerado pela Fifa como um ensaio geral para a Copa do Mundo. A RBS estará em Recife, Salvador, Rio, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, cobrindo todos os jogos com equipes dos jornais impressos e da rádio. Sempre com um olho em campo e outro nas lições de organização que a Copa das Confederações pode dar para gaúchos e catarinenses, que esperam torcedores e turistas no ano seguinte.
Amistosos da Seleção
Confira a agenda da Seleção até junho, que terá cobertura especial dos veículos da RBS.
21 de março
Brasil x Itália
Genebra
25 de março
Brasil x Rússia
Londres
24 de abril
Brasil x Chile
Mineirão
2 de junho
Brasil x Inglaterra
Maracanã
9 de junho
Brasil x França
Arena do Grêmio
Fonte: ZHESPORTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário