11/03/2013
Secretarias de Estado, universidades e entidades de classe debateram, nesta segunda-feira (11), no Palácio Piratini, o RS Mais Gastronomia para Copa 2014. O programa, que visa capacitar profissionais e empreendimentos, como bares e restaurantes, e ambulantes de rua, será lançado no dia 12 de abril.
"Sabemos da visibilidade que a gastronomia terá na Copa, já que qualquer visitante quando chegar aqui vai querer conhecer a nossa culinária, daí a importância de qualificarmos esse setor", explicou Jussara Dutra, coordenadora do GT de Gastronomia do Palácio Piratini.
Para Eliana Cunha, coordenadora da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social do Comitê Gestor da Copa do Governo do Estado (CGCopa), a Copa é uma oportunidade de divulgar a cultura gaúcha em diversos pontos do Estado. "Estamos buscando a divulgação da gastronomia também fora do eixo limitado da Copa (entorno do Beira-rio e Fan Fest), nas cidades por onde a passa, como CTS (Centros de Treinamentos de Seleções) e roteiros turísticos", ressaltou.
Através do Pronatec - programa do Governo Federal de capacitação - dez mil profissionais do setor receberão, no Estado, até abril de 2014, qualificação com foco no megaevento. Os cursos incluem, além de noções de atendimento, história da gastronomia regional e turismo. Além disso, 2,5 mil estabelecimentos comerciais e 800 ambulantes deverão passar por qualificação, num parceria com Governo Federal e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), respectivamente. O programa, que deve abranger mais de 80 municípios do Estado, também ofertará uma linha de crédito para os profissionais e estabelecimentos que desejarem obter melhorias visando o atendimento durante a Copa 2014. Outra meta do programa é a distribuição de material didático sobre a gastronomia regional em escolas e universidades do Estado.
Participaram da reunião, além do Gabinete do Governador e CGCopa, as secretarias de Turismo, Trabalho, Comunicação, Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Pacto Gaúcho pela Educação e entidades, como Uergs, UFRGS, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Senac. Os representantes das entidades e órgãos do governo que participaram do debate, passam a integrar um grupo de trabalho, que se reunirá periodicamente, a fim de acompanhar o desenvolvimento do programa.
Texto: Anna Magagnin
Edição: Redação Secom (51)3210-4305
Nenhum comentário:
Postar um comentário